
Cidade da Praia, 13 Fev (Inforpress) – O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, anunciou hoje que a Rádio Televisão Cabo-verdiana (RTC) vai ter nova sede, mais moderna e adequada aos desafios previstos no novo plano de negócios da empresa para os próximos anos.
O governante falava à imprensa, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Rádio, realizadas no auditório da RTC, na cidade da Praia.
Nas suas declarações, destacou a rádio como um instrumento fundamental na promoção da transformação do país, ligando as ilhas entre si, conectando Cabo Verde ao mundo e contribuindo para a solidariedade, educação, formação e informação.
“Eu penso que, a nível nacional, no país e na diáspora, a Rádio de Cabo Verde é uma instituição reconhecida por todos como sendo uma entidade de qualidade e prestadora de serviço público de excelência”, salientou.
Tendo em conta o lema deste ano, “Rádio e Inteligência Artificial”, sublinhou que a RCV está a inovar, nomeadamente com a inauguração do novo setor de podcast, o que demonstra, segundo afirmou, que os dirigentes estão atentos e empenhados em acompanhar a modernidade.
“Mas nós, ao nível do Governo, entendemos que tudo o que tem a ver com a rádio e a televisão integra aquilo que é a grande indústria criativa. E temos de investir nessa indústria, porque ela é importante para a democracia, para o Estado de Direito, mas também para o próprio crescimento da economia cabo-verdiana”, afirmou.
Neste sentido, o vice-primeiro-ministro avançou que o Governo incluiu no novo plano de negócios da empresa, já aprovado, a construção de uma nova sede, mais moderna e alinhada com os desafios estratégicos definidos para o futuro da instituição.
Segundo Olavo Correia, o Governo está igualmente a trabalhar com a própria RTC no sentido de melhorar o quadro remuneratório dos seus colaboradores.
“E, claro, pedimos também aos colaboradores trabalho, produtividade, qualidade, sentido de serviço, compromisso e respeito pela ética, pela verdade e pela informação de qualidade”, apelou, reforçando que o executivo está empenhado em fazer da RTC uma empresa de excelência ao serviço da nação cabo-verdiana.
Por seu lado, o director da Rádio de Cabo Verde, Marcos Fonseca, afirmou que o tema deste ano impõe uma reflexão profunda sobre os desafios que a tecnologia coloca ao sector.
Esses desafios, apontou, incluem questões algorítmicas, privacidade de dados, responsabilidade e transparência, impactos sociais e económicos, bem como aspetos relacionados com a autonomia.
“A Rádio de Cabo Verde não pode ficar para trás. Deve abraçar esse desafio e integrar a Inteligência Artificial na sua rotina, sempre tendo em conta a legislação e a ética”, defendeu, sublinhando que a Inteligência Artificial (IA) deve ser utilizada como ferramenta de apoio e não como substituição do profissional.
Aproveitou ainda a ocasião para agradecer a todos os profissionais, parceiros e ouvintes que contribuem com informações, entrevistas, sugestões e críticas, reforçando que a qualidade do serviço público depende do envolvimento coletivo.
Durante o evento, foi inaugurado o Estúdio Podcast da RTC e homenageados profissionais com quatro décadas de rádio, nomeadamente Óscar Monteiro, Carlos Moniz, Manuel Lopes, Marcos Silva e Mariozinho Fernandes.
ET/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar