
Cidade da Praia, 13 Fev (Inforpress) – O coordenador dos centros de saúde da cidade da Praia apelou hoje ao uso consciente e frequente do preservativo, garantindo que todos os centros têm registado a saída frequente deste método contraceptivo.
Odair Cardoso fez este apelo em entrevista à Inforpress, no âmbito da celebração o Dia Internacional do Preservativo, que hoje se assinala.
Segundo a mesma fonte, a data visa a sensibilização da população para a utilização do preservativo enquanto meio preventivo de infecções sexualmente transmissíveis, nomeadamente da infecção por VIH e da hepatite B.
Aludindo a dados, garantiu que pelo menos nos centros de saúde tem-se registado a saída dos preservativos masculino e feminino, com algumas oscilações relativamente à procura por preservativos femininos.
“O preservativo continua a ser um meio de fácil acesso e altamente eficaz na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e da gravidez indesejada”, sublinhou o coordenador.
Esta mesma fonte assegurou, igualmente, que tem decorrido com frequência campanhas de sensibilização nas escolas nos centros e noutros espaços, com o intuito de diminuir os riscos e reforçar a protedção.
Odair Cardoso lamentou haver ainda alguma “resistência, vergonha” sobre o assunto, mas garante que a informação continua sendo a principal ferramenta de protecção.
A Inforpress ouviu também algumas pessoas que deixaram as suas percepções quanto ao uso deste método, que consideram ser “importante” para a prevenção de doenças.
Eder Silva disse usar o preservativo para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e aproveitou para apelar à população a seguir os mesmos passos.
"Principalmente os mais jovens devem usar o preservativo, porque é importante para a saúde", reforçou.
A mesma opinião foi partilhada por Nair Silva que também abordou a questão da realização de testes para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
"As pessoas antes de iniciarem um relacionamento devem fazer os testes de HIV e sífilis, nos serviços de saúde, e a resposta é imediata", indicou Nair Silva, que disse ter a percepção do pouco uso do preservativo na cidade da Praia.
O Dia Internacional do Preservativo é assinalado todos os anos, a 13 de Fevereiro, um dia antes das celebrações do Dia de São Valentin, para sensibilizar as pessoas do uso correcto e frequente do preservativo.
OS/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar