Mindelo, 19 Nov (Inforpress) - O candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), António Duarte, prometeu, caso seja eleito, implementar o orçamento participativo em que as pessoas propõem projectos e políticas a serem implementadas pelo executivo camarário.
António Duarte, candidato do PAICV à presidência da câmara de São Vicente, lançou esta ideia durante um comício na zona de Vila Nova/Lombo de Tanque.
Segundo o candidato, pegando nos ideais de Amílcar Cabral, que dizia que não se deve ter medo do povo e que era necessário levar o povo a participar de todas as decisões que lhe dizem respeito, decidiu introduzir o orçamento participativo na sua plataforma eleitoral.
Conforme António Duarte, o orçamento participativo será uma grande novidade do percurso autárquico em Cabo Verde, porque vai abrir espaço para pessoas, através daquilo que são as suas ideias, para o executivo reunir-se com eles nos seus bairros em vez de irem à câmara e ficar cerca de quatro semanais ou sujeitas à humilhação por parte do líder autárquico.
“A visão que temos faz parte da audição de pessoas. Ouvir as pessoas numa fase anterior da aprovação do orçamento que vai nos servir no ano seguinte. Sentar-se com eles nos seus bairros, ouvi-los pacientemente e levar para a câmara a opinião deles e aquilo que precisam para o orçamento municipal do ano seguinte”, explicou.
Particularmente, sobre a zona em que fazia o comício, o candidato prometeu construir um miradouro, que seja um espaço público para Vila Nova, Lombo Tanque e Cruz de Papa para que possam tirar partido desses equipamentos sociais e valorizar essas zonas e ainda dar alternativa às crianças dessas zonas de usar os espaços urbanos para desfrutarem da convivência dos colegas.
Para a mandatária da candidatura, Maria Miguel Estrela, a ilha de São Vicente enfrenta muitos problemas que estão visíveis a todos níveis.
Mas, considerou, que o candidato António Duarte e sua equipa estão preparados para fazer uma mudança em São Vicente transformando a ilha num lugar que todos possam viver bem, com investimentos, emprego e economia movimentada.
Em São Vicente concorrem para o cargo de presidente Augusto Neves, do MpD, António Duarte do PAICV, António Monteiro, da UCID, Nelson Lopes, do Soncent Katem Parada, e Carlos Araújo, do MAS.
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais e o PAICV dominou em oito.
CD/CP
Inforpress/Fim
Partilhar