
Cidade da Praia, 28 Jan (Inforpress) – A eleição para o novo Reitor da Universidade de Cabo Verde realizada hoje ditou o apuramento dos professores Crisanto Barros e Astrigilda Silveira para a segunda volta do escrutínio eleitoral, segundo os resultados provisórios divulgados.
De acordo com informações a que a Inforpress teve acesso, ao abrigo das competências da Comissão Eleitoral, Crisanto Avelino Sanches de Barros obteve 20,74 por cento (%) dos votos válidos e Astrigilda Pires Rocha Silveira 19,34%, sendo os dois candidatos mais votados.
Os votos restantes foram distribuídos pelos demais candidatos, conforme a votação expressa nas urnas, com Maria de Lourdes Silva Gonçalves a registar 17,95% dos votos válidos, João Gomes Cardoso 13,35%, Jorge Mendes Tavares 11,37%, Felisberto da Silva Mendes 8,46% e Odair Bartolomeu Barros Lopes Varela 7,79%.
Com estes resultados provisórios, os dois candidatos mais votados avançam para a segunda volta da eleição, que deverá ocorrer em meados de Fevereiro, conforme o calendário eleitoral em vigor.
O processo eleitoral é conduzido pela Comissão Eleitoral eleita pelo Conselho da Universidade, órgão responsável pela aprovação do regulamento, validação dos resultados e garantia da transparência, legalidade e conformidade do acto eleitoral.
O escrutínio decorre num momento de transição na liderança da Uni-CV, uma vez que o actual reitor, José Arlindo Barreto, que assumiu funções em Janeiro de 2022 após suceder Judite Medina do Nascimento, aproxima-se do termo do seu mandato.
A segunda volta será determinante para a definição da nova liderança da principal instituição pública de ensino superior do país, num contexto marcado por debates sobre governança universitária, financiamento do ensino superior, investigação científica e posicionamento académico da Uni-CV a nível nacional e internacional.
KA/SR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar