
Cidade da Praia, 27 Jan (Inforpress) – As associações Lantuna e Nós Saúde receberam hoje, na Praia, o Prémio Garantia Comunidade, da Companhia de Seguros de Cabo Verde, pelos projectos que promovem desenvolvimento sustentável, saúde e inclusão social, beneficiando comunidades na ilha de Santiago.
A diretora executiva da Lantuna, Ana Veiga, destacou a importância do prémio para o trabalho da ONG ambiental, afirmando que ele representa uma oportunidade de tirar mulheres da extração de inertes e inseri-las em outras actividades económicas, como a suinocultura ou a ovinocultura.
“Vencer este prémio é uma grande honra para a nossa associação, porque é um prémio que irá ajudar a combater um problema ambiental e também de saúde. São mulheres que vivem da extração de inertes, uma camada da sociedade que se sente um pouco esquecida, de certa forma rejeitada, e é um problema grave que aflige várias comunidades costeiras”, frisou.
A Associação recebeu mil contos e o projecto abrange directamente 33 mulheres das comunidades de Porto Mosquito e Porto Rincão, além de duas feiras de saúde, beneficiando mais de 1.500 pessoas.
A Lantuna actua na ilha de Santiago, promovendo a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável das comunidades.
Já a Associação Nós Saúde, criada em 2015, recebeu cerca de 935 contos para dar continuidade ao seu trabalho na promoção de saúde e envelhecimento saudável na comunidade.
O presidente, Raimundo Monteiro, explicou à imprensa que esta é a segunda vez que a associação recebe o prémio.
“Em 2021, esse projecto trouxe muito benefício, sobretudo para o nosso consultório, sediado em Achada Grande Frente, onde atendemos idosos e também crianças da comunidade. Para este ano, enfrentamos algumas dificuldades, mas com este prémio acreditamos que vamos implementar mais programas, preparar um plano de saúde para a comunidade e continuar a reabilitação de idosos com nossa equipe técnica”, aclarou.
Na IV edição do Prémio Garantia Comunidade, participaram 23 candidaturas provenientes das ilhas de Santo Antão, São Vicente, Sal, Boa Vista, Santiago e Fogo.
Deste processo resultaram quatro vencedores: dois na ilha de São Vicente — a Associação Novos Amigos do Mindelo, em consórcio com a Associação dos Agricultores de Ribeira de Vinha e a Associação ADECO — cujos prémios foram entregues no passado dia 4 de Dezembro; e dois na ilha de Santiago — Lantuna e Nós Saúde.
O prémio, no valor de 4.000.000 CVE, integra o Programa de Responsabilidade Social e a Estratégia de Sustentabilidade da Companhia de Seguros de Cabo Verde, com foco no apoio a organizações da sociedade civil e instituições sem fins lucrativos que atuam na inclusão social, prevenção em saúde e desenvolvimento sustentável.
Até ao momento, o total disponibilizado às associações é de 14.500.000 CVE.
TC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar