
Porto Inglês, 27 Jan (Inforpress) – O delegado de saúde do Maio informou hoje que a ilha regista uma fraca adesão à vacinação contra a gripe e sublinhou a importância da imunização, sobretudo para idosos, doentes crónicos e outros grupos de risco.
Em declarações à Inforpress, Elton Cruz afirmou que ainda são poucas as pessoas que têm procurado as estruturas de saúde da ilha para receber a vacina contra a gripe, razão pela qual apelou a uma maior adesão por parte da população.
Segundo o responsável, a vacinação é uma das principais medidas de prevenção contra complicações associadas à doença.
Face à baixa procura, a Delegacia de Saúde do Maio pretende reforçar a estratégia de vacinação, com a realização de vacinação ao domicílio direccionada, sobretudo, para doentes crónicos, idosos e pessoas acamadas, de modo a garantir maior cobertura dos grupos mais vulneráveis.
A vacinação contra a gripe é realizada anualmente, durante o período em que se regista maior incidência da doença, sendo prioritária para grupos de risco definidos pelas autoridades de saúde.
A nível nacional, a campanha de vacinação contra a gripe já permitiu imunizar mais de oito mil pessoas, com uma taxa de cobertura vacinal superior a 95%, em 2025, segundo dados do Ministério da Saúde.
RL/HF
Inforpress/Fim
Partilhar