Boa Vista com 30 novos técnicos de salvamento aquático para reforçar segurança do sector náutico

Inicio | Sociedade
Boa Vista com 30 novos técnicos de salvamento aquático para reforçar segurança do sector náutico
26/01/26 - 07:57 pm

Sal Rei, 26 Jan (Inforpress) – A ilha da Boa Vista dispõe  de 30 novos especialistas em salvamento aquático e suporte básico de vida, para elevar os índices de segurança nas praias, e garantir a certificação internacional de competências no sector da economia azul.

Segundo declarações feitas hoje por um dos promotores do projecto, Sanny Fonseca, da Nautics CV, a formação “Surf & Rescue”, que encerrou este domingo, em Sal-Rei, é um passo estratégico para a internacionalização dos profissionais cabo-verdianos, uma vez que o módulo de segurança é um requisito obrigatório para a validação das licenças internacionais da International Kiteboarding Organization (IKO).

“Com estes 30 novos rescuers, a oferta de desportos náuticos na Boa Vista torna-se mais qualificada e internacionalmente competitiva”, afirmou Sanny Fonseca.

O promotor destacou que a preparação técnica é vital num ambiente de riscos reais, revelando que, ainda durante o período de formação, os novos técnicos tiveram de intervir em dois incidentes reais com surfistas na praia do Estoril.

“Não é uma questão de se o acidente vai acontecer, mas sim de quando acontece, e agora estamos preparados”, reforçou.

O formador e especialista em salvamento marítimo, Jandir Leite, da JLP Rescue CV, também parceiro do projecto, explicou que o curso se focou na utilização de equipamentos específicos das modalidades náuticas, como pranchas de surf e kitesurf, como instrumentos de resgate.

Segundo o técnico, esta especialização confere aos jovens uma credenciação internacional que lhes permite exercer a profissão em qualquer parte do mundo, reforçando o pilar da internacionalização do projecto.

Jandir Leite avançou ainda que o balanço das 12 horas de formação prática e teórica foi "extremamente positivo" e que já se prepara uma fase mais avançada, com a introdução de técnicas de suporte avançado de vida e uso de desfibrilhadores (DAE).

Apesar de ter sido na Boa Vista, a formação contou com participantes de Santiago e São Vicente, demonstrando o alcance nacional da iniciativa.

A organização do projecto “Surf & Rescue” pretende seguir agora para a ilha do Sal, para capacitar operadores locais e garantir a segurança durante a etapa do Campeonato do Mundo de Kitesurf, que se realiza brevemente naquela ilha.

O evento contou com o apoio institucional e enquadra-se na estratégia de modernização dos serviços turísticos e da Economia Azul em Cabo Verde.

MGL/JMV

Inforpress/fim                                                               

Partilhar