
Ribeira Grande, 26 Jan (Inforpress) – O Dia Mundial da Educação Ambiental foi assinalado hoje na Escola Suzete Delgado, na Ribeira Grande (Santo Antão), com a entrega de prémios aos alunos que participaram do concurso "Educação Ambiental: Pensar, Agir, Mudar."
Em declarações à Inforpress, Suzilene Santos, uma das professoras responsáveis pela realização da actividade, disse que o concurso foi realizado no âmbito do Dia Mundial da Educação Ambiental, que se assinala a 26 de Janeiro.
A responsável considerou que se trata de “uma data importante” porque “serve para nos lembrar da importância de nos consciencializar” sobre os problemas ambientais e que consequências podem trazer para o futuro.
"Essa data é uma forma de nós relembrarmos aos nossos alunos que cada atitude sustentável contribui para um planeta melhor. Então nós lançámos um concurso e os alunos escolheram um problema ambiental, a nível mundial ou a nível local, para falar um pouquinho sobre o que é esse problema, quais são as suas causas, que consequências pode trazer, mas também para propor algumas soluções sustentáveis e deixar uma mensagem de sensibilização", explicou.
Segundo a mesma fonte, os concorrentes participaram nas categorias de produção de desdobráveis/boletins informativos e produção de pequenos vídeos ilustrativos sobre o tema proposto.
Precisou ainda que o concurso foi lançado para alunos do sétimo ao oitavo ano para a montagem de desdobráveis e do nono ao décimo segundo para elaborarem vídeos.
Segundo a professora responsável, o concurso foi lançado em cima da hora, mas houve a participação de 14 alunos na categoria de elaboração de folhetos e 11 para produção de vídeos.
"Acredito que se tivéssemos mais tempo, nós teríamos uma melhor adesão. Nós estamos conscientes e os próprios alunos disseram que se tivessem mais tempo, se calhar daria para ter mais participações e fazerem melhores trabalhos", notou.
O concurso foi lançado no dia 16 de Janeiro com o prazo de entrega dos trabalhos no dia 21 do mesmo mês e hoje foram premiados os dois melhores vídeos e cinco das melhores produções escritas com a entrega de smartwatch, mochilas, escutas e pendrives.
Por fim, Suzilene Santos disse que a Escola Secundária Suzete Delgado contou com uma parceria desenvolvida com uma ONG, que normalmente financia projectos do tipo.
A responsável sublinhou que “houve boas participações e os alunos fizeram bons trabalhos, passaram boas mensagens”, o que deixou toda a comunidade educativa satisfeita.
A ideia, concluiu, é continuar o concurso nos próximos anos.
EL/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar