
Tarrafal, 15 Jan (Inforpress)- O Clube de Varandinha divulgou hoje as razões que motivaram terça-feira, 13 de Janeiro, a falta de comparência ao jogo com Estrela dos Amadores, a contar para o Campeonato Regional Sénior de Santiago Norte.
Segundo o porta-voz do clube, Davide Soares, tratou-se de uma da decisão da direção que suspendeu a participação nas actividades da Associação Regional de Futebol de Santiago Norte (ARFSN),após avaliar um conjunto de situações que considera graves, sublinhando que a intenção inicial era abandonar a competição apenas no final do campeonato.
Entre os motivos apresentados, Davide Soares apontou o alegado envolvimento do presidente da ARFSN em processos de transferência de jogadores, considerando que, enquanto dirigente associativo, deveria primar pela permanência dos atletas na região.
O responsável denunciou ainda um caso envolvendo um jogador internacional, trazido pelo Varandinha, que, segundo afirmou, tinha o certificado internacional aprovado na plataforma oficial, mas que, na véspera de um jogo, foi considerado inativo.
A situação, de acordo com o porta-voz, foi justificada com o facto de o atleta possuir passaporte nigeriano, sendo regularizada apenas duas semanas depois, período em que a equipa sofreu duas derrotas.
“Sentimo-nos altamente lesados com esta situação”, afirmou, defendendo que episódios do género colocam em causa a verdade desportiva.
David Soares denunciou, igualmente, alegadas irregularidades na execução de um protocolo entre a ARFSN e a GAFT sport, referindo que o patrocinador do campeonato disponibilizou verbas para garantir a transmissão dos jogos, mas que o montante terá sido utilizado para outros fins.
Segundo disse, a situação levou à suspensão das transmissões e à perda de um patrocínio já garantido pelo Varandinha, cuja contrapartida era a visibilidade proporcionada nos jogos transmitidos.
O porta-voz acrescentou que o clube soube, através do próprio presidente da associação, que as verbas teriam sido utilizadas para suportar custos relacionados com a deslocação de árbitros a Portugal para participação num torneio.
O responsável acusou ainda dirigentes da associação de se terem deslocado a Portugal em nome da ARFSN, trazendo materiais esportivos que, alegadamente, foram vendidos sem o conhecimento dos clubes.
Relativamente ao momento da desistência, David Soares explicou que a decisão foi tomada quando o Varandinha ocupava o segundo lugar do campeonato, sublinhando que a direção entendeu que a medida teria maior impacto nesta fase da prova, mesmo ciente das consequências que poderá enfrentar.
Sobre a não participação numa homenagem ao falecido jogador Kunda, que também foi atleta do clube, esclareceu que o Varandinha apenas teve conhecimento da iniciativa através das redes sociais e que não houve qualquer contacto formal com o clube para informar que a homenagem teria lugar durante o jogo.
DV/JMV
Inforpress/fim
Partilhar