Parlamento: Presidente da Assembleia Nacional pede para se evitar a banalização dos votos de pesar

Inicio | Política
Parlamento: Presidente da Assembleia Nacional pede para se evitar a banalização dos votos de pesar
08/01/26 - 11:25 am

Cidade da Praia, 08 Jan (Inforpress) – O presidente da Assembleia Nacional chamou hoje a atenção dos deputados para “uma eventual banalização” pelas declarações de votos de pesar, isto antes de uma homenagem ao antigo parlamentar Ubaldo Lopes.

Austelino Correia, sem precisar o ano a que se refere, lembrou que até ao momento já foram apresentados mais de 70 votos de pesar.

Entretanto, o grupo parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) homenageou hoje o antigo deputado Ubaldo Lopes, falecido no passado dia  11 de Setembro, nos Estados Unidos de América, para onde se havia deslocado para tratamento médico.

Quer da parte do PAICV, partido de que foi deputado, quer da parte do Movimento para a Democracia (MpD, poder) ou da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição), Ubaldo Lopes foi lembrado como pessoa que deixou um “imenso legado” ao país e à sua ilha natal, Fogo, em particular.

O líder da bancada parlamentar do PAICV, Clóvis Silva, enalteceu o papel de Ubaldo Lopes, que era conhecido como “o advogado do povo”.

“As pessoas que não podiam pagar-lhe pela assistência jurídica, mesmo assim não ficavam sem este serviço”, assegurou Clóvis Silva, para quem Ubaldo Lopes fez "quase tudo na vida”, desde deputado nacional, autarca, dirigente desportivo, advogado, magistrado público e professor de várias gerações.

Por sua vez, o Governo, na pessoa do secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Lourenço Lopes, disse que Ubaldo Lopes continua a ser uma “referencia relevante” não só para a ilha do Fogo, como também para Cabo Verde, em geral.

LC/AA

Inforpress/Fim                      

Partilhar