
Nova Sintra, 19 Dez (Inforpress) - As vendedeiras da Feira Livre de Nova Sintra, na ilha Brava, manifestaram hoje esperança numa retoma das vendas com a aproximação do Natal, apesar de um início de época festiva marcado por uma procura ainda "muito fraca".
A Inforpress saiu às ruas da cidade para constatar ‘in loco’ a movimentação desta época festiva, sendo que no centro da cidade está a decorrer uma feira livre, onde se encontram à venda vários tipos de produtos.
Em declarações à agência Inforpress, Maria Angelina, uma das vendedoras presentes, sublinhou que a feira é uma "oportunidade essencial" de sobrevivência, num contexto de escassez de emprego na ilha.
A vendedora explicou que a feira funciona como um motor de economia circular e de apoio social, alimentado em grande parte pela diáspora. Devido às dificuldades no mercado de trabalho local, familiares residentes no estrangeiro enviam encomendas para a ilha, cujos produtos são depois comercializados na feira.
“Estes produtos ajudam a melhorar o rendimento financeiro das famílias envolvidas. O negócio não é apenas um espaço de comércio, mas um importante apoio económico e social”, afirmou Maria Angelina.
Do lado dos consumidores, o sentimento é de cautela. Gilson Santos, por exemplo, elogiou a qualidade e os “preços acessíveis" dos produtos expostos, mas admitiu que a contenção de custos é a prioridade para as famílias.
“Com a aproximação das festividades de Natal e de fim de ano, é necessário gerir bem o orçamento disponível. A intenção é gerir o nosso dinheiro, que não é grande coisa, para passarmos uma época festiva como toda a gente”, explicou.
DM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar