
São Filipe, 19 Dez (Inforpress) - O presidente da Câmara Municipal da Brava, Amândio Brito, afirmou hoje que os novos acordos assinados com o Governo cabo-verdiano, em São Filipe, são de “profunda utilidade” e reforçam a integração da ilha no desenvolvimento do país.
“Creio que, durante o período da manhã, fomos bastante claros quanto aos desafios que são verdadeiramente importantes, diria até impactantes, e que devem alavancar a região Fogo e Brava enquanto parte essencial do processo de desenvolvimento de Cabo Verde”, declarou o autarca.
As declarações de Amândio Brito foram feitas à margem da visita oficial do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, à ilha do Fogo, num momento que culminou na assinatura de protocolos, contratos e memorandos destinados ao desenvolvimento sustentável das ilhas do Fogo e Brava.
Para o edil da Brava, a cooperação assinada hoje demonstra de forma "proveitosa e vantajosa" a relação entre o poder local e o poder central, sublinhando que o diálogo ocorreu numa lógica de "coordenação, articulação e alinhamento de ideias".
“São muitos os desafios, mas ficou um sublinhado importante: estamos juntos neste processo de superação e de luta, para que possamos servir da melhor forma possível quem nos elegeu, os nossos munícipes”, reforçou.
Entre as prioridades elencadas pelo autarca que mereceram compromissos claros entre as partes estão sectores considerados críticos para o isolamento e bem-estar da ilha, nomeadamente os transportes, a saúde, a água, o saneamento e as infra-estruturas.
Amândio Brito destacou ainda a importância de investimentos na habitação social e o tratamento de questões ligadas ao Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) da administração pública.
A visita do chefe do Governo à região Sul do arquipélago insere-se na estratégia de descentralização e fomento de parcerias com as autarquias para acelerar projetos de impacto local.
JBR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar