
João Teves, 24 Nov (Inforpress) – O concelho de São Lourenço dos Órgãos tem registado “uma evolução positiva” do sistema escolar, declarou hoje o ministro da Educação durante uma visita realizada no âmbito da ronda governamental aos vários municípios do país.
Segundo Amadeu Cruz, apesar de a chuva ter obrigado à suspensão das aulas por questões de segurança no transporte das crianças, manteve a deslocação para avaliar o funcionamento das infraestruturas e serviços educativos locais.
O ministro realçou que o concelho “regista indicadores encorajadores”, como taxas de abandono escolar abaixo de 1 por cento (%) na generalidade do sistema, praticamente nulas no primeiro ciclo, e de 2% no segundo ciclo do ensino básico, e no ensino secundário, quase nulas.
Referiu também que as taxas de aprovação se mantêm acima dos 85% em todos os níveis de ensino, o que, segundo afirmou, evidencia “a estabilidade e o bom desempenho” do sistema educativo local, em linha com a tendência nacional.
Amadeu Cruz afirmou que o Governo continua a reforçar a confiança e a valorização da carreira docente a nível nacional, destacando a implementação da nova tabela remuneratória que representa aumentos salariais médios de 25% e um impacto orçamental de cerca de 1,5 milhões de contos.
Sublinhou que este investimento visa assegurar a dignidade e a motivação dos professores, pilares essenciais para um sistema educativo de qualidade.
A visita iniciou com um encontro com o presidente da câmara municipal para analisar questões relacionadas com a qualidade das infraestruturas escolares, a implementação do Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) para as professoras da educação infantil, o funcionamento dos jardins de infância, o sistema de transporte escolar e a ação social escolar.
Igualmente, o titular da pasta da Educação visitou ainda a Escola Básica de João Teves, onde decorrem obras de reabilitação da placa desportiva, apoiadas pelo Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), sublinhando que o estabelecimento “apresenta condições dignas” e integra um parque escolar “altamente qualificado”.
A deslocação ao concelho tem como principal objetivo acompanhar o início do ano letivo 2025/2026 e inclui ainda um encontro com os dirigentes educativos do concelho na Escola Básica e Secundária Luciano Garcia.
MC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar