Futebol: FCF considera título de Treinador do Ano a Bubista “grande feito” para o futebol cabo-verdiano

Inicio | Desporto
Futebol: FCF considera título de Treinador do Ano a Bubista “grande feito” para o futebol cabo-verdiano
20/11/25 - 11:51 am

Cidade da Praia, 20 Nov (Inforpress) – O presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) considerou hoje que a conquista do galardão de Treinador do Ano da CAF’2025 por Pedro Brito “Bubista” representa “um grande feito” para o seleccionador e para todo o futebol cabo-verdiano.

Mário Semedo afirmou que a distinção simboliza o reconhecimento pelo “excelente trabalho” de Bubista à frente da equipa técnica dos “Tubarões Azuis”, nome pelo qual é conhecida a selecção de Cabo Verde, que garantiu a qualificação inédita para o Mundial de futebol de 2026.

Para o presidente federativo, trata-se de mais um grande dia para o futebol nacional”, depois de Cabo Verde ter conseguido o apuramento para o Mundial de 2026.

Mário Semedo considerou ainda que o prémio representa “um reconhecimento dos treinadores cabo-verdianos, bem como o trabalho de resiliência e paciência da federação nacional, sem esquecer a contribuição do ‘staff’ técnico e dos jogadores que igualmente têm mérito neste grande feito”.

Bubista foi distinguido esta quarta-feira com o troféu correspondente ao Melhor Treinador Africano de 2025, durante a gala CAF Award’2025, realizada em Marrocos.

O seleccionador, que levou Cabo Verde à qualificação inédita para o Mundial a ser disputado em 2026 nos Estados Unidos, México e Canadá, estava entre os três finalistas, tendo superado o seleccionador de sub-20 de Marrocos, Mohamed Houhabi, e o seleccionador principal marroquino, Wallid Regragui.

Apesar da distinção individual, a selecção de futebol de Cabo Verde, que concorria ao título de Melhor Equipa do Ano de 2025 pela Confederação Africana de Futebol (CAF), viu o galardão ser atribuído à selecção de sub-20 de Marrocos, que também tinha a selecção A marroquina entre as três finalistas.

SR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar