
Cidade da Praia, 17 Nov (Inforpress) - O novo embaixador da China em Cabo Verde, Zhang Yang, prometeu hoje que a cooperação com a Inforpress será reforçada nos próximos anos, com foco na melhoria das infraestruturas e na capacitação dos seus profissionais.
O diplomata falava à Inforpress, no âmbito da visita de cortesia realizada às instalações da Agência Cabo-verdiana de Notícias (Inforpress), acompanhado pelos conselheiros Shi Leike, e Zhou Lichun, pela segunda-secretária, Zhang Ling e pela adida civil, Yang Keying.
O objectivo foi o de conhecer in loco o trabalho desenvolvido, bem como os principais desafios da instituição, tendo o embaixador reconhecido a importância da Inforpress no ecossistema comunicacional do país e realçado o profissionalismo dos jornalistas.
“Estamos dispostos a aprofundar a nossa parceria com a Inforpress e com os meios de comunicação social aqui em Cabo Verde. Vamos promover essa parceria passo a passo, primeiro acelerando a concertação entre a Embaixada e a Inforpress, para ter o nosso apoio implementado, especialmente na construção e capacitação”, prometeu.
O embaixador prometeu mobilizar recursos para o projecto Inforpress TV, envio de mais profissionais para a China, para ter um entendimento melhor sobre a “verdadeira China”, apoio com equipamentos, possibilidade de parceria para o projecto anuário fotográfico da Inforpress e promover a agência junto das entidades chinesas.
Na ocasião sublinhou que a China irá comemorar os 50 anos de relações diplomáticas com Cabo Verde no próximo ano, considerando que é muito importante aprofundar ainda mais as cooperações pragmáticas em diversas áreas para o melhor benefício dos dois povos.
“Também estamos dispostos a promover os intercâmbios entre a cultura e entre os povos nas áreas da saúde, educação, cultura e as cidades irmãs e também os partidos políticos. O que nós esperamos, e que é o interesse principal da China, é a firme adesão de Cabo Verde ao princípio de uma só China”, afirmou.
Zhou Lichun disse esperar, neste sentido, contar com apoio contínuo de Cabo Verde na adesão a este princípio, apelando ainda aos jornalistas e à comunicação social em geral a procurarem saber mais sobre a quarta sessão do XX Congresso Nacional do Partido Comunista da China.
O encontro serviu também para partilha de experiência da recente visita à China do administrador único, Hélio Robalo, do director da Informação, Oldemiro Moreira, e das jornalistas Sandra Custódio e Jandira Ramos.
Por sua vez, o Administrador Único, Hélio Robalo, agradeceu a iniciativa e ressaltou que a visita demonstra o reconhecimento da China ao trabalho desenvolvido pela Inforpress, reforçando a importância da relação de proximidade e colaboração entre as duas instituições.
ET/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar