Ilha do Sal: Associação Saara lança movimento de empreendedorismo desportivo visando revolucionar sector

Inicio | Desporto
Ilha do Sal: Associação Saara lança movimento de empreendedorismo desportivo visando revolucionar sector
15/11/25 - 02:12 pm

Espargos, 15 Nov (Inforpress) - A Associação Saara, sob a liderança da sua presidente, Neusa Gonçalves, realizou na sexta-feira, a primeira edição do Sport Up Summit, uma jornada de empreendedorismo desportivo que visa revolucionar o sector na ilha do Sal.

Com o tema central “Desporto como Motor de Desenvolvimento Sustentável e Inclusão Social”, o evento marca o início de um “movimento ambicioso” para capacitar a juventude e impulsionar a criação de negócios na área.

Em entrevista, Neuza Gonçalves explicou que o principal intuito do Sport Summit Up é promover "mais conhecimento" na matéria e criar a "abertura para empreender" em negócios ligados ao desporto, transformando o sector numa alavanca económica.

A jornada contou com painéis temáticos essenciais, nos quais líderes e especialistas debateram sobre empreendedorismo, finanças e controlo de custos, marketing digital, inovação e futuro.

A inclusão de figuras de destaque que já trilham um "grande caminho" no desporto, em Cabo Verde, “serviu como um poderoso catalisador de motivação”.

A presidente da Associação Saara sublinhou que o “potencial de empreendedorismo desportivo em Cabo Verde é vasto e ainda inexplorado”.

Segundo Gonçalves, as oportunidades vão muito além das tradicionais escolas de formação, abrangendo nichos cruciais como a abertura de lojas de equipamentos e suplementos desportivos, a criação de ginásios e outros vários tipos de negócios complementares que o país necessita.

“Isso já motiva pessoas que já têm o seu próprio negócio e também outras pessoas que têm interesse nesta área” afirmou.

Sobre a “desafiadora” questão do financiamento para jovens empreendedores, Neusa Gonçalves reconheceu que o acesso ao crédito pode ser “algo um pouco difícil”.

No entanto, a líder associativa alertou para a necessidade de os empreendedores criarem os seus próprios meios de sustentabilidade, em vez de ficarem "simplesmente à espera do Governo" ou outras instituições.

Citando a experiência em escolas de formação, a mesma fonte mencionou o potencial de gerar retorno através de plataformas como o Fifa Connect.

A "receita" para o sucesso, frisou, passa por uma combinação de “paciência, empenho, determinação e trabalho”.

Apesar de reconhecer alguns constrangimentos na primeira edição, a presidente encara-os como uma experiência de aprendizagem para um melhor planeamento futuro.

A Associação Saara está determinada a dar continuidade à iniciativa, vendo o Sport Up Summit como “apenas o começo de um projecto de longo prazo”.

Neusa Gonçalves concluiu com um apelo à colaboração de pessoas e instituições, reiterando a sua “profunda convicção” de que o desporto é a "maior arma" para a evolução e a "revolução" de qualquer pessoa ou aspecto da sociedade.

A próxima edição deverá procurar consolidar o movimento criado, com a Associação Saara a apostar numa “programação mais robusta” e num maior alcance comunitário, solidificando o desporto como um pilar de desenvolvimento sustentável e inclusão em Cabo Verde.

NA/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar