Autárquicas 2024/Santa Catarina: Candidato diz que o PAICV propõe “programa inovador” e que destaca as potencialidades locais

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Santa Catarina:  Candidato diz que o PAICV propõe “programa inovador” e que destaca as potencialidades locais
16/11/24 - 03:38 pm

Autárquicas 2024/Santa Catarina:  Candidato diz que o PAICV propõe “programa inovador” e que destaca as potencialidades locais

Assomada, 16 Nov (Inforpress) – Armindo Freitas, candidato do PAICV para a presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina, avançou hoje que o partido propõe um programa realista e com base nas potencialidades do município.

Armindo Freitas, que faz dupla com João Brito, este para a presidente da Assembleia Municipal, explicou que a plataforma dessa candidatura eleitoral já está a ser partilhada com os munícipes que estão a contribuir com inputs que servem para melhorar o documento.

A plataforma eleitoral desta candidatura, segundo o candidato, é dividida em seis eixos, iniciando-se pela reestruturação da base produtiva do município, que abrange sectores como agricultura, pecuária e pesca.

Nessa área, propõe-se a criação de um fundo destinado a fomentar o sector primário, além de impulsionar o comércio, a cultura e o turismo, visando aumentar o rendimento e a riqueza das famílias e empresários locais.,

Outro eixo importante segundo o cabeça de lista, é a infraestruturação e o fortalecimento do tecido empresarial, cujo plano inclui a construção de infraestruturas modernas, que contemplam estradas, sistemas de abastecimento de água e energia em áreas mais remotas, além da urbanização de regiões e a criação de uma zona industrial.

“Essas melhorias têm a intenção de atrair investimentos de emigrantes e empresários da região, gerando novas oportunidades de emprego para os jovens”, disse o candidato.

A dimensão social também é uma prioridade da candidatura, que pretende “atacar” o deficit habitacional por meio da proposição de um programa voltado para as necessidades de habitação na região, que englobaria tanto aspectos quantitativos quanto qualitativos, mas também a criação de centros sociais nas comunidades.

Armindo Freitas destacou ainda a importância da dimensão histórica e cultural do município, indicando que a candidatura pretende transformar essa “herança cultural” num atractivo turístico, buscando tornar Santa Catarina um destino mais convidativo para os visitantes.

O eixo da requalificação urbana e ambiental também foi salientado, com acções planeadas para a construção de arruamentos, passeios, miradouros e áreas verdes, entre outros investimentos.

No município de Santa Catarina concorrem ao cargo de presidente da câmara Jacinto Horta (MpD), Armindo Freitas (PAICV), Adalgisa Monteiro (UCID) e Félix Cardoso (S-SAT).

Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.

MC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar