Porto Novo: Autarquia vai recorrer à banca para socorrer famílias cujas habitações ameaçam ruir – edil

Inicio | Sociedade
Porto Novo: Autarquia vai recorrer à banca para socorrer famílias cujas habitações ameaçam ruir – edil
04/11/25 - 01:01 pm

Porto Novo, 04 Nov (Inforpress) – A edilidade porto-novense vai recorrer a um empréstimo bancário para a reabilitação de mais de uma centena de casas degradadas no município do Porto Novo, cuja estrutura ameaça ruir, pondo em risco a vida das famílias.

A informação foi avançada à Inforpress pela edil Elisa Pinheiro, segundo a qual Porto Novo dispõe de mais de duas mil habitações que foram afectadas pelas cheias de 11 de Agosto, das quais mais de uma centena precisa de intervenções urgentes.

A câmara municipal propôs ao Governo a recuperação de 123 habitações no quadro do plano de recuperação dos municípios afectados pela tempestade, mas o Governo se comprometeu a apoiar na reabilitação de apenas 28 casas.  

Por isso, a equipa camarária vai recorrer à banca para socorrer as famílias em situação de maior risco, no quadro de um programa lançado, segunda-feira, em Chã de Branquinho, com o arranque das obras de reabilitação da primeira habitação.

A autarquia, segundo ainda Elisa Pinheiro, já tem mobilizado algum valor para a reabilitação das primeiras casas, mas a intenção é recorrer a um empréstimo bancário para atender às situações de maior urgência.

Neste aspecto, a edilidade espera ainda contar com os apoios dos emigrantes e da também de parceiros internacionais, com destaque para a Cruz Vermelha Internacional, que enviou recentemente uma equipa ao município do Porto Novo.

JM/CP

Inforpress/Fim 

Partilhar