Espargos, 30 Set (Inforpress) - O Instituto Superior de Aeronáutica e Turismo (ISAT) deu hoje o pontapé de saída para a sua semana académica 2025/26, um evento que, além de marcar o arranque das actividades lectivas, celebra o primeiro aniversário da instituição.
A secretária do ISAT, Márcia Pinto, destacou, em entrevista aos jornalistas, a importância desta semana como um fórum essencial para preparar a futura geração de gestores e estreitar laços com o meio empresarial.
O programa da semana académica está focado em duas “grandes temáticas” que a secretária considera vitais para o desenvolvimento da região, que é o impacto da educação técnica e superior na formação da nova geração de gestores e a gestão da tecnologia, vista hoje como um "componente fundamental".
Segundo Márcia Pinto, painéis de debate com gestores locais vão conversar sobre como a formação do ISAT pode "influenciar a futura geração de gestores na ilha do Sal".
O ISAT, Unidade Orgânica da Universidade Técnica do Atlântico (UTA), convidou oradores locais para partilharem as suas vivências, numa iniciativa que se espera ser uma "troca muito profícua" entre estudantes, académicos e o corpo administrativo.
“A Semana Académica serve também como um momento de auscultação para o ISAT, que, no seu primeiro ano, procura ouvir a comunidade, a parte socioeconómica, a comunidade civil e também o que os nossos alunos estão à espera também da universidade, de forma a absorver recomendações e afinar as nossas ações”, sublinhou.
A secretária expressou a esperança de que o evento reforce o reconhecimento do ISAT pelas empresas, que o devem sentir como um "parceiro institucional".
A experiência do primeiro ano, que se encerra com esta celebração, foi descrita como "muito desafiante", mas "enriquecedora".
Márcia Pinto admitiu que a implementação da unidade orgânica no Sal foi um "desafio enorme", mas que o instituto "saiu a ganhar", apesar de ainda haver "muitas coisas por afinar".
“A nível académico, o ano foi surpreendente, com 37 alunos a concluírem o primeiro ano lectivo (...) o ISAT irá amanhã realizar a distinção dos melhores alunos”, frisou Marcia Pinto.
Em termos de crescimento, o ISAT demonstra já uma boa evolução. Enquanto no primeiro ano se matricularam 37 alunos, o instituto conta já com cerca de 42 alunos para o ciclo 2025/26, distribuídos pelos cursos de Gestão de Aviação Civil e Turismo.
A expectativa é fechar a totalidade das vagas até à primeira quinzena de Outubro.
A secretária revelou ainda a perspetiva de, num "futuro muito próximo", o ISAT estar nas suas instalações próprias.
NA/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar