Trinta formandos iniciam curso para combate à violência baseada no género em Cabo Verde (c/áudio)

Inicio | Sociedade
Trinta formandos iniciam curso para combate à violência baseada no género em Cabo Verde (c/áudio)
25/09/25 - 12:18 pm

Cidade da Praia, 25 Set (Inforpress) – Trinta formandos iniciam hoje uma formação de combate à violência com base no gênero, como parte do protocolo assinado entre a Associação Cabo-verdiana de Luta contra Violência Baseada no Género e a ONG norte-americana Family e Community Resources.

Em declarações à Inforpress, a presidente da Associação Cabo-verdiana de Luta contra Violência Baseada no Género (ACLCVBG), Vicenta Fernandes, explicou que os beneficiários do curso “Mulheres Multiplicadoras da Cidadania” são membros de associações comunitárias da Praia, Santa Catarina e do município de Santa Cruz.

A formação, que inclui também cerca de oito homens associados, permite, segundo Vicenta Fernandes, aceder a ferramentas e conhecimentos essenciais para actuar na defesa e apoio às vítimas de violência, reforçando o compromisso da associação com o envolvimento comunitário. 

Vicenta Fernandes lembrou que duas estagiárias cabo-verdianas participaram recentemente de um estágio de três meses nos Estados Unidos, experiência que permitiu estabelecer contactos institucionais e enriquecer o trabalho da associação a nível nacional.

A embaixadora dos Estados Unidos em Cabo Verde, Jennifer Adams, que presidiu à abertura do evento, reforçou o compromisso deste Governo em continuar a trabalhar com parceiros locais para proteger famílias e comunidades da violência.

 “A vossa resiliência e paixão são inspiradoras e dão-nos esperança para um futuro mais seguro e justo para todos”, afirmou Jennifer Adams, realçando o papel crucial das Mulheres Multiplicadoras da Cidadania na defesa dos direitos humanos e no apoio às vítimas.

Conforme enalteceu, a parceria entre a ACLCVBG e a Family & Community Resources constitui um exemplo de cooperação internacional que visa fortalecer a luta contra a violência baseada no género, capacitando agentes sociais país e na diáspora.

A formação será ministrada por Carlina Évora, coordenadora do Departamento Rapid Re-Housing for Survivors Program Housing da ONG norte-americana, que está em Cabo Verde para realizar uma agenda de formação e visitas a várias entidades públicas nacionais.

LT/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar