PM visita Fontom e incita Câmara da Praia a servir com qualidade os munícipes na área de saneamento (c/áudio)

Inicio | Ambiente
PM visita Fontom e incita Câmara da Praia a servir com qualidade os munícipes na área de saneamento (c/áudio)
20/09/25 - 02:32 pm

Cidade da Praia, 20 Set (Inforpress) - O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, visitou hoje o bairro de Fonton, numa altura em que o Governo está a reforçar medidas de vigilância sanitária, e incitou a Câmara da Praia a ter o saneamento como prioridade.

A visita de Ulisses Correia e Silva ao bairro do Fonton, conhecido por alguns desafios urbanísticos, insere-se no quadro das acções de prevenção e combate ao paludismo e outras doenças transmitidas por mosquitos.

Fonton é o bairro que tem tido mais incidência de paludismo provocado por mosquitos, entretanto, há cinco anos, conforme Ulisses Correia e Silva, não se regista nenhum caso, resultado, conforme sublinhou, de investimentos ali realizados, designadamente canais de drenagem, arruamentos e trabalho de sensibilização com as comunidades. 

Contudo, apontou que numa altura em que o Governo está a reforçar medidas de vigilância sanitária, saneamento e sensibilização comunitária, justifica voltar àquele bairro para esta visita no sentido de se fazer uma “acção forte” e evitar que Fonton seja novamente foco do paludismo.

Isto porque, observou, poderá criar “certos problemas de manutenção” daquilo que foi uma luta de cabo-verdianos de várias gerações para conseguir Cabo Verde como um país livre de paludismo, uma conquista considerada significativa na saúde global.

“Cada um fazendo a sua parte, desde o Ministério da Saúde com acção de muita sensibilização, explicar as questões de risco, a câmara municipal que é também fundamental para garantir a cidade limpa, limpa todos os dias com recolha e tratamento de lixo, porque o lixo traz também outras doenças (…) então o saneamento tem que ser a prioridade número um de qualquer município”, comentou. 

Além das acções pontuais como esta, o chefe do executivo reiterou que a preocupação é garantir, de facto, a erradicação do paludismo e outras doenças semelhantes no país.

“O Governo está a fazer tudo para não termos regressão, para Cabo Verde não perder aquilo que foi um grande ganho, um ganho de gerações. Estou convencido que, com o trabalho que tem de ser feito, conseguiremos chegar lá e garantir que Cabo Verde continuará a ser um país livre de paludismo”, manifestou, insistindo na importância do saneamento.

Segundo Ulisses Correia e Silva, há recursos para isso, e assim como todas as câmaras municipais do país, a edilidade praiense, nos últimos cinco anos, de 2021 a 2025, através do Fundo de Financiamento Municipal (FFM), tem em média, a volta de 600 mil contos por ano para garantir o funcionamento, e nisto o saneamento deverá estar em primeiro plano.

“Se as câmaras municipais fizerem o seu trabalho de forma sistemática, fazerem a recolha de lixo, ter contentores disponíveis e garantir a limpeza diariamente… as coisas não acumulam”, sublinhou, assegurando que o Governo alia resposta de saúde pública a investimentos em saneamento básico e infraestruturas, cruciais para a prevenção a longo prazo.

SC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar