Tarrafal inicia o ano letivo com unificação do 1.º ciclo e avanços na educação inclusiva

Inicio | Sociedade
Tarrafal inicia o ano letivo com unificação do 1.º ciclo e avanços na educação inclusiva
05/09/25 - 08:46 pm

Tarrafal, 05 Set (Inforpress) – A delegação escolar do Tarrafal prevê que o ano lectivo 2025/26 seja de “muito sucesso”, visto que já estão em condições de implementar, logo no inicio, algumas medidas há muito almejadas.

À Inforpress, o delegado da Educação, Nicolau Rodrigues, explicou que esta medida permitirá uma melhor gestão de recursos humanos, materiais e patrimoniais, mas também a promoção de um ambiente mais inclusivo e funcional para estudantes, professores e toda a comunidade educativa.

“Estamos confiantes de que o ano será de muito sucesso, com a implementação de acções há muito planeadas”, afirmou.

Além da unificação do 1.º ciclo, o município investiu na renovação do parque tecnológico, graças a uma parceria estabelecida desde 2021 com a associação portuguesa Semear Futuro, que disponibilizou uma quantidade significativa de materiais informáticos, que permitiu a delegação equipar todas as salas de aula necessárias, e o restante vai ser doado a outras escolas, em outros concelhos, que possam necessitar.

Como resultado, avançou que este ano as aulas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) vão continuar a ser ministradas do 5.º ao 12.º ano, mas ao longo de todo o ano lectivo.

Este dirigente ressaltou que as escolas do município encontram-se em condições dignas para receber os alunos, embora persista o desejo de reabilitar a escola de Trás-os-Montes, um edifício da época colonial.

No que diz respeito às melhorias físicas, avançou que foram realizadas obras de reabilitação e reparações em algumas unidades de ensino, incluindo intervenções nas casas de banho, cozinhas e pinturas de edifícios escolares.

O município possui actualmente dois agrupamentos escolares: um com nove escolas e outro com oito, estimando-se a chegada de cerca de 3.250 alunos que vão estar sob a orientação de 237 professores neste ano lectivo.

A distribuição de kits escolares e géneros alimentícios será efetuada antes do dia 15 de Setembro, para garantir que as crianças tenham refeições quentes no primeiro dia de aulas, reforçando a cultura do acolhimento e cuidado desde o início do ano lectivo.

A educação inclusiva também ocupa um espaço importante na política educativa do município, e segundo Nicolau Rodrigues, a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) já é uma “realidade consolidada”.

Ambiciona aumentar o número de recursos humanos na equipa multidisciplinar, para garantir um atendimento adequado às crianças sinalizadas.

MC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar