Cidade da Praia, 29 Jul (Inforpress) – As crianças e adolescentes da zona de Achada Limpo, na Praia, recebem de hoje a 31 de Agosto uma formação inicial de francês promovida pela ONG Cabralistes, em parceria com a Embaixada da França.
Em declarações à Inforpress, o coordenador desta organização não-governamental (ONG) Cabralistes e formador, Eddy Correia, disse que esta iniciativa tem como objectivo dar oportunidade a essas crianças de aprender e de ter o primeiro contacto cultural com esta língua.
A formação visa, igualmente, promover interação entre as crianças, preencher os seus tempos livres com acções que promovem o seu desenvolvimento intelectual e incutir neles o gosto pela aprendizagem de línguas estrangeiras.
Esta acção, que teve o início no dia 21 do corrente, abrange também as crianças e adolescentes das zonas de Eugénio Lima, Ponta D'Agua e Achada Grande Trás.
Nas aulas estão a ser abordadas conteúdos educativos baseados em actividades lúdicas, incluindo jogos, conversas, músicas e danças, segundo Eddy Correia.
O responsável avançou que nesses três anos consecutivos do projecto, crianças de nove bairros na Praia já tiveram contacto com a língua francesa pela primeira vez, através desta formação.
A ideia agora, adiantou, é dar a continuidade no acompanhamento dessas crianças na sua educação, saúde e formação, entre outros apoios ao longo do ano.
Esta iniciativa, que vai decorrer até o dia 31 de Agosto, enquadra-se no projecto “Cultura Descentralizada e Inclusiva”, que tem como intuito incentivar e incutir nas crianças e adolescentes o gosto pela aprendizagem desta língua que podem servi-las futuramente.
Este projecto da Associação Cabralistes de Cabo Verde conta com parceiros como a Câmara da Praia e o Comité Inter-Entreprise (CIE) Thales et Adhérents, da França.
DG/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar