Praia: Crianças e adolescentes de Achada Limpo recebem formação inicial de Francês

Inicio | Sociedade
Praia: Crianças e adolescentes de Achada Limpo recebem formação inicial de Francês
29/07/25 - 06:02 pm

Cidade da Praia, 29 Jul (Inforpress) – As crianças e adolescentes da zona de Achada Limpo, na Praia, recebem de hoje a 31 de Agosto uma formação inicial de francês promovida pela ONG Cabralistes,  em parceria com a Embaixada da França.

Em declarações à Inforpress, o coordenador desta organização não-governamental (ONG) Cabralistes e formador, Eddy Correia, disse que esta iniciativa tem como objectivo dar oportunidade a essas crianças de aprender e de ter o primeiro contacto cultural com esta língua.

A formação visa, igualmente, promover interação entre as crianças, preencher os seus tempos livres com acções que promovem o seu desenvolvimento intelectual e incutir neles o gosto pela aprendizagem de línguas estrangeiras. 

Esta acção, que teve o início no dia 21 do corrente, abrange também as crianças e adolescentes das zonas de Eugénio Lima, Ponta D'Agua e Achada Grande Trás.

Nas aulas estão a ser abordadas conteúdos educativos baseados em actividades lúdicas, incluindo jogos,  conversas, músicas e danças, segundo Eddy Correia.

O responsável avançou que nesses três anos consecutivos do  projecto, crianças de nove bairros na Praia já  tiveram contacto com a língua francesa pela primeira vez, através desta formação. 

A ideia agora, adiantou, é dar a continuidade no acompanhamento dessas crianças na sua educação, saúde e formação, entre outros apoios ao longo do ano.

Esta iniciativa, que vai decorrer até o dia 31 de Agosto, enquadra-se no projecto “Cultura Descentralizada e Inclusiva”, que tem como intuito incentivar e incutir nas crianças e adolescentes o gosto pela aprendizagem desta língua que podem servi-las futuramente.

Este projecto da Associação Cabralistes de Cabo Verde conta com parceiros como a Câmara da Praia e o Comité Inter-Entreprise (CIE) Thales et Adhérents, da França. 

DG/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar