Cidade da Praia, 29 Jul (Inforpress) - O Observatório Nacional do Tráfico de Pessoas (ONTP) promove esta quarta-feira, 30, o Fórum Nacional de Diálogo, um espaço destinado para reforçar o apelo para uma acção coordenada e colectiva em combate ao tráfico de pessoas no País.
A iniciativa acontece em alusão ao Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos, com o objectivo de privilegiar um espaço de diálogo crítico e estratégico, para discussão das vulnerabilidades existentes no país, incluindo casos de exploração laboral e sexual, nomeadamente nas ilhas turísticas.
Em comunicado enviado à Inforpress, a entidade enalteceu que embora os dados oficiais revelem uma visibilidade limitada do fenómeno em Cabo Verde, torna-se crucial avaliar estratégias para uma resposta mais eficaz, coordenada e centrada nas vítimas, alinhada com os compromissos nacionais e internacionais assumidos por Cabo Verde.
Subordinado ao tema: “Tráfico de Pessoas em Cabo Verde: Vulnerabilidades, Respostas e Caminhos para uma Intervenção mais Eficaz”, a actividade será dividida entre painéis que abordam os factores de vulnerabilidade ao tráfico de pessoas, resposta e quadro legal, institucional e de parcerias, assim como gestão de dados e decisões eficazes.
O evento, acrescentou o observatório, vai permitir ainda a geração de recomendações práticas para a melhoria da prevenção, protecção e resposta penal e o estímulo à territorialização das respostas e ao engajamento comunitário de uma das mais graves violações dos direitos humanos da actualidade.
O evento vai ser presidido pela ministra da Justiça, Joana Rosa, e conta com a intervenção do presidente do Observatório do Tráfico de Seres Humanos de Portugal, Rita Penedo, via Zoom, Omaru Djaló Abreu, gestor de Projectos do Centro Internacional para o Desenvolvimento de Políticas Migratórias (ICMPD), bem como comunicações técnicas e testemunhos relevantes.
LT/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar