Mindelo, 23 Jul (Inforpress)- O Centro Nacional de Arte Artesanato e Design (CNAD)recebe na sexta-feira o lançamento do livro “Atlântica”, que reúne obras e textos de artistas de Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e das suas diásporas.
De acordo com nota do CNAD a obra traz práticas experimentais e conceptuais que partem de temas como identidade, corpo, lugar, memória e história pelo que o lançamento será uma oportunidade para conhecer o livro e conversar sobre práticas artísticas que atravessam ilhas, oceanos e diásporas.
“Atlântica é também um território simbólico — entre margens, geografias e tempos — que remete para deslocações, exílios e reencontros. O título inspira-se no conceito de The Black Atlantic, de Paul Gilroy, e na ideia de “dupla consciência” de W.E.B. Du Bois”, destaca a nota do CNAD.
Conforme a mesma fonte as reflexões reunidas neste livro são plurais nas suas linguagens e abordagens, e reflectem um compromisso com a crítica das narrativas coloniais e pós-coloniais, e com a afirmação de novas possibilidades estéticas, políticas e poéticas.
Participam no livro artistas como Olavo Amado, Nú Barreto, Welket Bungué, César Schofield Cardoso, Irineu Destourelles, Vanessa Fernandes, Ângelo Lopes, Sandim Mendes, Melissa Rodrigues, Herberto Smith, Abdel Queta Tavares e René Tavares. entre outros.
CD/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar