Porto Inglês, 14 Jul (Inforpress) – O Instituto do Património Cultural (IPC) anunciou para esta terça-feira a inauguração do Farol São José, na ilha do Maio, enquadrada no projecto de Valorização dos Faróis Históricos de Cabo Verde.
Segundo o IPC, a reabilitação do forte permitiu consolidar a integridade física do edifício, respeitando a sua traça original e os princípios de conservação do património edificado.
A reabilitação do edifício pretende enquadrar o farol no contexto histórico e técnico de sinalização marítima em Cabo Verde, contribuindo para a valorização cultural do território e para o desenvolvimento do turismo sustentável na ilha do Maio.
A cerimónia será presidida pelos ministros do Mar, Jorge Santos, e da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, e conta com a participação da embaixadora de Espanha em Cabo Verde, Ana Pietro.
A inauguração ocorre na sequência das intervenções concluídas no Farol Dona Maria Pia, na cidade da Praia, e no Farol Fontes Pereira de Melo, na ilha de Santo Antão.
A intervenção no Farol São José está integrada no Projecto de Valorização dos Faróis Históricos de Cabo Verde, financiada pela Cooperação Espanhola, através da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), fruto da parceria entre o IPC e o IMP (Instituto Marítimo Portuário).
RL/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar