Cidade da Praia 21 (Inforpress) - A nova direcção da Inspecção-Geral de Finanças (IGF), empossada hoje, na cidade da Praia, comprometeu-se com a transparência, eficiência e a gestão dos recursos públicos nos domínios orçamental, económico, financeiro e patrimonial, promovendo a transparência na gestão.
A nova equipa da IGF é composta por Marísia Araújo, que assume o cargo de inspectora-geral das Finanças, Vanessa Furtado, que ocupa a posição de inspectora-geral adjunta de Finanças e Oteldino Freire, que também assume a função de Inspector-geral Adjunto de Finanças.
Em discurso de posse, Marísia Araújo reafirmou o compromisso com a transparência, a eficiência e a boa gestão dos recursos públicos financeiros do Estado, no âmbito orçamental, econômico, financeiro e patrimonial.
Prometeu “continuar a promover a legalidade, a regularidade e a boa gestão financeira dos recursos públicos e a economia eficácia e eficiência na obtenção das receitas públicas e na realização das despesas públicas”.
Marísia Araújo disse que a instituição desempenha um papel crucial na prevenção e no combate à corrupção, impedindo práticas indevidas e reforçando a cultura da ética no sector público.
Araújo salientou a importância da modernização da IGF, mencionando a necessidade de investimento em tecnologias de ponta, como a utilização da inteligência artificial nas auditorias públicas.
Destacou ainda a relevância da formação contínua dos colaboradores da instituição e da necessidade de reforçar a sua estrutura para garantir uma fiscalização mais eficaz e abrangente.
A nova inspectora manifestou-se comprometida a liderar a instituição com humildade, elevado sentido de serviço público, dedicação, coragem e excelência e um compromisso inabalável com os valores que definem a instituição.
Por seu turno, o secretário de Estado das Finanças, Alcindo Mota, reconheceu que Inspeção-geral assume uma importância central para o fortalecimento da Administração Pública, para a boa gestão dos recursos do Estado e para o fortalecimento da confiança dos cidadãos nas instituições democráticas.
O governante abordou quatro eixos fundamentais para o trabalho da nova direção da IGF, designadamente o fortalecimento da governança e da transparência, a promoção da eficiência no uso dos recursos públicos, a inovação e digitalização dos processos de auditoria e fiscalização, e o reforço da cooperação internacional com outras entidades reguladoras, especialmente dentro do quadro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Alcindo Mota reconheceu ainda que a digitalização das auditorias permitirá maior eficiência e maior transparência nos processos, e facilitará a partilha de informações de forma eficaz e segura.
O secretário concluiu enaltecendo que o mandato da nova equipa seja marcado pela coragem em inovar, pelo rigor técnico e pelo compromisso com o interesse público.
KR/SR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar