Cidade da Praia, 01 Mai (Inforpress) – A mandatária Fátima Fialho congratulou-se hoje com a decisão do Tribunal Constitucional (TC) de julgar improcedente a impugnação da deliberação do PAICV, que aceitava Francisco Carvalho como candidato a liderança do partido, apresentada pelo militante Jorge Lopes.
Em declarações à Inforpress, a mandatária de Francisco Carvalho afirmou que a decisão do TC não foi um espanto, visto que já haviam apresentado argumentos e os documentos, “todos”.
“O candidato pagou as cotas à altura, portanto, do nosso ponto de vista, não havia nada que levasse a uma impugnação, porque todos os requisitos de candidatura foram cumpridos na devida altura”, afirmou Fátima Fialho.
Conforme a mandatária, a situação ficou “devidamente clarificada” pelo que agora, aguardam o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), a reunir o Conselho Nacional e marcar uma data para as eleições do novo presidente do partido.
Fátima Fialho disse confiante com o resultado afirmando que há um apoio crescente na candidatura de Francisco Carvalho.
O Tribunal Constitucional julgou “improcedente” a impugnação arguindo a nulidade da deliberação nº10/CNJF/2025, de 23 de Março, que admitiu a candidatura de Francisco Carvalho a presidente do PAICV.
O TC alegou que não foi demonstrado que a candidatura violou gravemente regras partidárias essenciais, relativas à ou regras essenciais sobre o funcionamento democrático desta agremiação política.
OS/CP
Inforpress/Fim
Partilhar