Banda Trapezius celebra o Dia Internacional do Jazz com “compromisso de paixão pela musica”

Inicio | Cultura
Banda Trapezius celebra o Dia Internacional do Jazz com “compromisso de paixão pela musica”
30/04/25 - 10:24 pm

Cidade da Praia 30 Abr (Inforpress) - A banda Trapezius celebra hoje, 30 de Abril, o Dia internacional do Jazz com concerto no Largo Eusébio, em Achada de Santo António, firmando o “compromisso de paixão pela musica” e a união entre povos proporcionada pelo jazz.

O evento, que decorre na rua pedonal das 16:00 a 23:00, visa, segundo um dos membros da organização, Paulo Linhares, não só celebrar o Dia Internacional do Jazz, mas também a “união entre os povos” através da música e firmar o “compromisso de paixão pela música”.

Paulo Linhares avançou à Inforpress ainda que a iniciativa partiu do contrabaixista António Baptista, que lançou um convite para fazer parte do grupo, composto por músicos do jazz e músicas improvisadas que se uniram para celebrar o jazz.

O grupo é composto por músicos, técnicos de palco e produtores, promotores de um evento feito a partir do “junta mão” de pessoas “apaixonadas pela música”,  em concreto o jazz, segundo explicou Paulo Linhares.   

“(…) Músicos, técnicos de palco, produtores, houve um junta mão de pessoas apaixonadas pela música e, mais concretamente, pelo jazz”, explicou. 

Linhares salientou que o único desafio na organização do evento foi o de “seguir em frente com a ideia sustentada pela paixão”, considerando a 1ª edição do evento como o “ano zero”. 

Por seu turno, um dos participantes do concerto, integrante do grupo Djunta Raiz, Zito Kaumy, considerou o evento de “grande iniciativa”, e informou que prepararam um repertório “inédito” que engloba o Afro Jazz contemporâneo e música tradicional em fusão. 

Zito Kaumy caracterizou o concerto como sendo um intercâmbio, que promove troca de experiência entre os músicos de diferentes estilos. 

Janilson Teixeira, da escola MISOLFA, parabeniza a todos pela iniciativa, frisando que é preciso mais eventos do tipo para ocupar e explorar o talento dos jovens, e espera ser convidado para mais eventos que possam permitir que as crianças demonstrem os seus potenciais e contribuir para o enriquecimento da cultura do país.  

Teixeira frisou ainda que é a primeira vez que participa  de um concerto de jazz, e espera uma boa recepção do público, e que evento do tipo venha acontecer mais vezes.

O Dia Internacional do Jazz foi declarado pela Organização das Nações Unidas “para destacar o jazz e o seu papel diplomático de unir as pessoas em todos os cantos do mundo”. 

A data é comemorada anualmente no dia 30 de Abril. A ideia veio do pianista de jazz e Embaixador da Boa Vontade da UNESCO Herbie Hancock. 

A celebração é reconhecida nos calendários da UNESCO e das Nações Unidas.

KR/SR/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar