Santo Antão: AM da Ribeira Grande aprova relatório de actividades da câmara de 2024

Inicio | Política
Santo Antão: AM da Ribeira Grande aprova relatório de actividades da câmara de 2024
30/04/25 - 08:31 pm

Ribeira Grande, 30 Abr (Inforpress) - A Assembleia Municipal da Ribeira Grande, Santo Antão, aprovou hoje o relatório de actividades da Câmara Municipal referente ao ano económico de 2024 e apreciou as contas de gerência, que serão posteriormente submetidas ao crivo do Tribunal de Contas.  

O relatório de actividades obteve 10 votos favoráveis da bancada do Movimento para a Democracia (MpD - poder) e três votos contra das bancadas do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição) e quatro abstenção sendo três do PAICV e um da UCID.

Em declarações à Inforpress, o eleito municipal do MpD Aristides Costa justificou o voto favorável da bancada, dizendo que após “análise cuidada” do relatório de actividades apresentado pela Câmara Municipal da Ribeira Grande, referente ao ano económico de 2024, deliberou emitir um voto favorável, sustentado na constatação de que “grande parte” dos desígnios e compromissos assumidos pela anterior equipa camarária foram efetivamente executados ou se encontram em fase avançada de execução.

“Esta avaliação positiva tem por base a concretização de um conjunto de investimentos estruturantes e acções de impacto social direto que traduzem a materialização de compromissos assumidos com as populações do concelho”, disse.

Segundo o líder da bancada do MpD, levaram em consideração, entre outros, alguns projectos de maior relevância, como a construção do estádio de futebol de Tarrafal, a requalificação urbana da cidade de Ponta de Sol, a construção da pocilga de Barbasco, a transformação do antigo cinema de Ponta de Sol num auditório moderno, a reabilitação e cobertura do Recinto Ponta de Sol, a construção da estrada de Fontainhas e a reabilitação das aldeias rurais da Ribeira de Ponta de Sol.

“Perante tudo isso, a bancada do MpD considera que o relatório traduz um ano de intensa actividade municipal, marcado pela execução de políticas públicas consistentes e orientadas para o desenvolvimento harmonioso do conselho e o bem-estar da população”, enfatizou.

Opinião contrária tem o eleito da bancado do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição) Jose Manuel Monteiro, cuja bancada se dividiu na votação, sendo três contra e três abstenção.

José Manuel Monteiro justificou que a bancada votou com três contra, por entender que, efetivamente, “não se cumpriu” aquilo que foi programado para o ano 2024.

“Aliás, a taxa da realização de 60,4% mostra-nos de que, realmente, uma boa parte dos projectos estruturantes para o desenvolvimento do concelho não foram realizados (…)”, afirmou.

Já sobre os três votos em abstenção a mesma fonte disse que foram simplesmente pelo motivo dos três eleitos não estarem presentes no mandato anterior, portanto, deram a liberdade para que votassem de acordo com a consciência.

A Assembleia Municipal da Ribeira Grande aprovou, por unanimidade, a proposta de atribuição de insígnia honorificas a personalidades locais de mérito, bem como a regularização da ocupação de terrenos vendidos pela câmara há mais de vinte anos.

LFS/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar