Ribeira Brava, 30 Abr (Inforpress) – O porta-voz do grupo parlamentar do PAICV afirmou hoje que a jornada descentralizada na ilha de São Nicolau foi “muito frutífera” e permitiu aos parlamentares estarem pertos das populações e ouvir as suas reivindicações e anseios.
Hipólito Barreto falava à imprensa no final dos três dias de visita do grupo parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) à ilha de São Nicolau, no âmbito da jornada descentralizada.
Segundo o parlamentar esta visita permitiu ao Grupo Parlamentar do PAICV se inteirar dos problemas que afectam o dia-a-dia dos saonicolaenses.
Prometeu que levarão as preocupações da população às instâncias competentes, nomeadamente à Assembleia Nacional, com o objectivo de “reverter o cenário actual”, que, considera, “não é abonatório” para o desenvolvimento da ilha.
Hoje os parlamentares visitaram a escolas de ensino básico obrigatório Narciso Ramalho, em Fajã, onde o deputado expressou “preocupação” com a falta de investimento, destacando a urgência de obras de expansão, sublinhando a situação “critica” da sala de professores que funciona num “quiosque improvisado”.
O grupo parlamentar do PAICV esteve ainda na Escola Secundária Baltazar Lopes da Silva, na Ribeira Brava, uma escola que no entender de Hipólito Barreto nas condições actuais “não dignifica o nome do seu patrono”.
“Temos nesta escola uma obra de expansão que começou em 2020, que era para executar um prazo de quatro meses e já foram cinco anos e a comunidade educativa precisa de um espaço socioeducativo propício para a prática de ensino e aprendizagem”, destacou.
Os parlamentares visitaram ainda hoje as localidades de Cabeçalino, Vale da Fajã e Estância de Brás, onde voltaram a constatar a falta de investimentos na mobilização de água e falta de apoio técnico aos agricultores e criadores de gado.
WM//JMV
Inforpress/Fim
Partilhar