Primeiro-ministro enaltece contributo do grupo Riu no percurso do turismo em Cabo Verde

Inicio | Economia
Primeiro-ministro enaltece contributo do grupo Riu no percurso do turismo em Cabo Verde
30/04/25 - 11:30 am

Santa Maria, 30 Abr (Inforpress) – O primeiro-ministro enalteceu, terça-feira, o contributo que o grupo Riu tem dado no percurso do turismo em Cabo Verde, destacando que o país, de 2005 a 2024, cresceu de aproximadamente 234 mil turistas para 1,2 milhões turistas.

Ulisses Correia e Silva deixou estas considerações durante a gala de comemoração dos 20 anos de implantação da cadeia espanhola em Cabo Verde, realizada na noite de terça-feira, na cidade de Santa Maria, na Ilha do Sal.

O chefe do Governo sublinhou que o crescimento do número de turistas no país, “em grande parte”, foi devido à presença do grupo no país e que, conforme disse, foi feito com “investimentos, criação de procura e qualidade”.

“Ao mesmo tempo, foi exigindo do Estado e do Governo investimentos na qualificação profissional, tendo muitos dos colaboradores que trabalham neste hotel e trabalham em outros hotéis em Cabo Verde, passado pela Escola de Hotelaria e Turismo. Investimentos que criam emprego, fazem rendimento circular na economia, criam cadeias de fornecimento e o efeito multiplicador sobre a economia local e nacional”, frisou.

Ulisses Correia e Silva avançou que “todo esse desenvolvimento” foi também criado condições, não só para gerar emprego e investimentos, mas também para aumentar a notoriedade externa do país.

“De tal forma, hoje temos não só as operadoras ligadas às agências de viagens, às ofertas que nós temos aqui no Sal, na Boa Vista e nas outras ilhas, como as companhias ‘low cost’ a operar aqui em Cabo Verde, trazendo uma diversificação da oferta que não pode ser desassociada a este movimento ao grupo Riu”, continuou.

O primeiro-ministro afirmou ainda que a intenção é continuar a investir em Cabo Verde, com foco em procurar outros destinos de investimentos nas ilhas, para continuar a crescer juntos.

“Gostaria de fazer uma referência especial, porque não é só a dimensão económica que conta, a dimensão social, como foi aqui demonstrado no projecto da Clínica Solidária de Saúde e a dimensão social também relacionada com aquilo que indiretamente o turismo produz, como é o caso da taxa turística que tem servido para aplicação em investimentos que provocam melhor coesão social”, acrescentou.

Ulisses Correia e Silva concluiu lembrando que o grupo Riu faz parte dos hotéis que assinaram o pacto de sustentabilidade ambiental do turismo que foi celebrado no Sal, e recentemente na Boa Vista, com a perspectiva de ter um turismo cada vez mais sustentável.

Durante a gala o grupo multinacional aproveitou para premiar entidades, empresas e os funcionários que ao longo desses 20 anos têm contribuído para o desenvolvimento da cadeia em Cabo Verde.

NA/CP

Inforpress/Fim

Partilhar