Porto Novo, 04 Mar (Inforpress) – Os habitantes de Pascoal Alves, zona encravada no interior do município do Porto Novo, alteraram hoje para o isolamento desta comunidade, que tem levado ao seu despovoamento.
Manuel Gomes, porta-voz dos moradores, informou que esse povoado, "um dos mais isolados" da ilha de Santo Antão, está abandonado, avisando que grande parte do caminho que dá acesso à comunidade está a desaparecer por falta de manutenção.
Este morador disse à Inforpress que “há muitos anos” que o caminho de acesso a Pascoal Alves não recebeu intervenção e pode desaparecer, caso continue o "descaso" das autoridades municipais em relação a essa acessibilidade.
Além do “péssimo estado” do cominho vicinal, não há comunicação telefónica em Pascoal Alves, o que “torna ainda mais difícil a vida” das pessoas que ainda vivem nessa zona, também muito fustigada pela seca.
“Pascoal Alves é um dos povoados mais isolados da ilha de Santo Antão. O único caminho que dá acesso à comunidade está em péssimo estado e pode desaparecer e não temos telefone. Vivemos totalmente isolados”, avançou este morador, alertando para a “situação muito difícil” em que vivem as 13 famílias.
Para Manuel Gomes, a zona de Pascoal Alves, “há anos que está abandonada” e pediu à actual equipa camarária para olhar para esse povoado isolado, cuja população enfrenta as mais sérias privações, sendo as mais preocupantes o isolamento e desemprego.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar