Lisboa, 28 Fev (Inforpress) – A sexta edição da “Corrida da CPLP – Juntos contra a fome” de 2025 está marcada para os dias 30 e 31 de Maio, no Jamor, Oeiras, e inclui também a realização de uma conferência internacional.
O anúncio foi feito hoje em conferência de imprensa, em Lisboa, pelo secretário executivo da CPLP, Zacarias da Costa, com as presenças do representante da presidência em exercício da CPLP (São Tomé e Príncipe), Amawry Nobre dos Ramos, de parceiros institucionais, como a Fundação do Desporto, o IPDJ e a Câmara de Oeiras, de atletas e personalidades do mundo desportivo e social.
“A ‘Corrida da CPLP – Juntos contra a fome’ de 2025 inclui a realização de uma conferência internacional a 30 de Maio, no Auditório da Casa das Seleções, e a corrida propriamente dita, marcada para 31 de Maio, no Parque Urbano do Jamor. A prova incluirá uma corrida de 10 km e uma caminhada de 5 km, além de outras formas de participação na promoção da causa”, explicou.
Zacarias da Costa explicou que o evento não apenas convida à acção, mas também desafia a todos a reflectir sobre questões que são fundamentais para o futuro da CPLP, que é a luta contra a fome, a insegurança alimentar e nutricional, sustentando que essa corrida já é uma “história de união e impacto da CPLP”.
“Esta edição será uma oportunidade única para unirmos novamente, reforçando os laços de solidariedade entre países que partilham a língua portuguesa e para promovermos a necessária mobilização sobre questões sociais que são urgentes e que afectam muitas comunidades em todo o mundo”, frisou o secretário executivo.
Zacarias da Costa sublinhou que o objectivo da iniciativa é claro, ou seja, mobilizar as sociedades para que, juntas, possam enfrentar um dos maiores desafios desses tempos: a fome, que continua a apresentar números preocupantes em todo o mundo, colocando assim em risco “muito sério” o cumprimento do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 2 de erradicação da fome.
“A edição deste ano retoma os esforços das edições anteriores, lembrando que devemos continuar a agir, não só para erradicar a forme, mas também para promover hábitos de vida saudável …). A ‘Corrida da CPLP’ é uma corrida contra a fome, mas também é uma corrida pela esperança, pela solidariedade e pela construção de um futuro mais justo para todos”, reforçou.
Para a edição de 2025, o Secretariado Executivo da CPLP vai associar a iniciativa à comemoração do Dia Internacional da Língua Portuguesa, reconhecido pelas Nações Unidas e celebrado anualmente a 05 de Maio.
Na apresentação da corrida, que é uma das actividades da campanha “Juntos contra a fome”, com mais de 10 anos de existência, numa parceria entre a CPLP e a Organização das Nações Unidas para a alimentação e a Agricultura (FAO), o ministro português dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, também participou na conferência de imprensa, através de uma mensagem vídeo.
A corrida, desde 2014, segundo Zacarias da Costa, já percorreu vários Estados-membros, com edições realizadas em Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Portugal, reunindo mais de 6.000 participantes e arrecadando aproximadamente 40 mil euros para projectos de segurança alimentar e nutricional em Estados-membros da CPLP, como Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique.
A CPLP é uma organização intergovernamental composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, que tem como uma das missões, a promoção da cooperação entre os Estados-membros em diversas áreas, incluindo segurança alimentar e nutricional.
DR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar