Cruz Vermelha leva megacampanha de limpeza contra dengue ao município de Santa Cruz

Inicio | Ambiente
Cruz Vermelha leva megacampanha de limpeza contra dengue ao município de Santa Cruz
13/01/25 - 04:50 pm

Pedra Badejo, 13 Jan (Inforpress) - Os bairros de Porto Baixo, Cutelinho e Ponta Belém, no município de Santa Cruz, receberam hoje uma megacampanha de limpeza, promovida pela Cruz Vermelha de Cabo Verde (CVCV) no âmbito da “Operação Dengue Zero 2024”.

Em declarações à Inforpress, a presidente do Conselho Local da CVCV de Santa Cruz, Delva Fortes, lembrou que a acção realizada nesses três bairros, onde a necessidade de intervenção é maior, foi antecedida por uma campanha de sensibilização contra a dengue.

A iniciativa, que segundo ela, pretende combater a disseminação do mosquito ‘aedes aegypti’, transmissor da dengue, contou com participação de 60 voluntários dos conselhos locais da CVCV da ilha de Santiago, com excepção do Tarrafal.

“A megacampanha de limpeza e de sensibilização justifica-se, tendo em conta que, Santa Cruz é o segundo concelho da ilha de Santiago com maior foco de dengue, sobretudo nesses três bairros, onde foram registados mais casos dessa doença”, concretizou.

Não obstante, a “fraca adesão” da população, Delva Fortes mostrou-se satisfeita com os resultados da acção, que a seu ver, vai ajudar esse município santiaguense a minimizar a dengue.

“Encontramos a situação crítica, sobretudo nas ribeiras da zona de Ponta Belém, onde retiramos toneladas e mais toneladas de lixos”, disse.

Na ocasião, a presidente do Conselho Local da CVCV de Santa Cruz adiantou que em parceria com a delegacia de saúde local e edilidade santa-cruzense a instituição humanitária vai intensificar nos próximos dias a campanha de sensibilização no âmbito da “Operação Dengue Zero 2024”.

Por sua vez, o presidente da CVCV, Arlindo Carvalho, que participou nas acções, fez um balanço positivo da operação em curso a nível nacional, destacando o facto de o país ter entrado o ano de 2025 de “forma muito mais tranquila” em relação à dengue.

Segundo ele, este resultado positivo é fruto do engajamento de todo o corpo de voluntário da CVCV e trabalho desenvolvido pela instituição que dirige em parceria com as autoridades públicas e forças vivas da sociedade, sobretudo com associações comunitárias.

Este responsável lembrou que após a fase de limpeza e sensibilização, com distribuição kits de limpeza e materiais informativos, vai-se entrar numa nova fase, a de vigilância permanente, que passa pela implementação, posteriormente, do plano de vigilância comunitária.

A iniciativa acontece no âmbito da “Operação Dengue Zero 2024”, desenvolvida pela instituição humanitária, que, na qualidade de auxiliar dos poderes públicos, mobilizou apoios junto à Federação Internacional das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e através do Disaster Response Emergency Found (DREF).

FM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar