Brava: EMAEI acompanha 38 crianças sinalizadas e defende reforço da formação dos professores

Inicio | Sociedade
Brava: EMAEI acompanha 38 crianças sinalizadas e defende reforço da formação dos professores
14/10/26 - 09:09 pm

Nova Sintra, 14 Out (Inforpress) – A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) na Brava acompanha actualmente 38 crianças sinalizadas com necessidades de apoio educativo e defende o reforço da formação dos professores para melhorar a resposta às necessidades destes alunos.

Em entrevista à Inforpress, a psicóloga e coordenadora da EMAEI na Brava, Mariazinha Louro, explicou que a equipa, recentemente constituída, está a realizar visitas às escolas da ilha para conhecer a realidade de cada estabelecimento de ensino e estabelecer uma maior proximidade com os professores.

“O objectivo é conhecer as crianças, inteirar-se da realidade de cada estabelecimento de ensino e estabelecer uma maior proximidade com os professores”, frisou.

Segundo a responsável, algumas crianças já estavam sinalizadas anteriormente, mas, com o início do novo ano lectivo, surgiram novos casos que estão a ser identificados e acompanhados pela equipa.

“Estamos a sintonizar-nos para, em parceria com os professores, vermos como podemos trabalhar em conjunto”, salientou, acrescentando que o objectivo é promover o maior desenvolvimento possível das crianças e garantir um bom aproveitamento escolar.

Mariazinha Louro reconheceu, entretanto, que um dos principais desafios encontrados no terreno está relacionado com a falta de formação contínua dos professores para trabalharem com crianças que necessitam de um acompanhamento educativo diferenciado.

De acordo com a coordenadora, a ilha Brava não dispõe, neste momento, de formação contínua específica para preparar os docentes para responderem às necessidades destes alunos, situação que, no seu entender, exige maior atenção por parte do Ministério da Educação.

Apesar desta limitação, explicou que a EMAEI procura orientar os professores, fornecendo-lhes indicações sobre as melhores estratégias para trabalhar com os alunos que necessitam de um acompanhamento diferenciado.

“Às vezes, muitos professores não sabem muito bem como trabalhar com estas crianças e isto é um dos maiores desafios que a nossa equipa tem encontrado no terreno”, afirmou.

Neste sentido, defendeu que o Ministério da Educação deve investir mais na formação dos professores, dotando-os de ferramentas que lhes permitam responder adequadamente às necessidades de cada criança e promover uma educação mais inclusiva.

A responsável recordou que, no ano lectivo anterior, nem todas as crianças sinalizadas conseguiram alcançar um bom aproveitamento escolar, pelo que a equipa pretende reforçar o acompanhamento e contribuir para a melhoria do desempenho dos alunos.

A estratégia da EMAEI passa também por intensificar a proximidade com as crianças e os professores, através de um trabalho articulado com os pais e encarregados de educação.

Neste quadro, Mariazinha Louro apelou às famílias para acompanharem regularmente o percurso escolar dos filhos e colaborarem com os professores e a equipa multidisciplinar, considerando que o envolvimento dos encarregados de educação é fundamental para o desenvolvimento das crianças e para a melhoria dos resultados escolares.

DM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar