
Mindelo, 14 Out (Inforpress) – O colectivo artístico cabo-verdiano Neve Insular, constituído por Rita Rainho e Vanessa Monteiro e sediado em São Vicente, foi seleccionado para integrar a exposição internacional da 16.ª Bienal de Arte Africana Contemporânea de Dakar (DAK’ART 2026), no Senegal.
O colectivo apresentará a instalação Ilha d’ Sment, desenvolvida a partir de um trabalho continuado em torno do cultivo agroecológico do algodão em Madeiral, São Vicente, em colaboração com uma comunidade de mulheres do vale e agricultores locais.
“Entre o pó, o vento e a seca, a obra constrói uma ecologia em torno do algodão e inspira-se na prática local da sementeira no pó, em que a repetição dos gestos, o cuidado e a continuidade do cultivo se tornam formas de permanência num contexto marcado pela instabilidade”, destaca uma nota do colectivo Neve Insular.
A participação do colectivo enquadra-se no tema desta edição da bienal, que propõe uma reflexão sobre a fragilidade, a reparação e as formas de reconstrução.
A DAK’ART 2026 decorrerá em Dakar, no Senegal, de 19 de Novembro a 19 de Dezembro.
Fundado em 2018 por Rita Rainho e Vanessa Monteiro, o Neve Insular nasceu de uma pesquisa sobre o panu d’terra, tecido tradicional cabo-verdiano, e desenvolve um trabalho que cruza arte, design, saberes têxteis, território e agroecologia.
Em Madeiral, o colectivo iniciou uma plantação de algodão orgânico em colaboração com a comunidade agrícola local, integrando o próprio ciclo da fibra no seu processo artístico.
O Neve Insular organiza oficinas, residências, performances e colheitas comunitárias, com o objectivo de transmitir os gestos e os saberes associados ao cultivo do algodão e à tecelagem.
CD/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar