
Sal Rei, 22 Jul (Inforpress) – O Projecto de Regeneração Climática das Salinas de Sal Rei, na Boa Vista, dispõe de mais de 100 mil contos garantidos pela Cooperação Luxemburguesa e procura mobilizar investimento privado para assegurar o financiamento remanescente.
A informação foi avançada hoje durante o encontro "Nos Salinas, Nos Clima", promovido pela Câmara Municipal da Boa Vista (CMBV), no âmbito do Fórum Década do Oceano, para apresentar o projeto ao setor privado.
A sessão contou com a presença do embaixador do Grão-Ducado do Luxemburgo em Cabo Verde, Jean-Marie Frentz, do representante residente do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF em Cabo Verde, David Matern, e do encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Mark Weinberg.
Segundo o presidente da CMBV, Cláudio Mendonça, o projecto prevê a requalificação de uma área de 12,5 hectares, equivalente a cerca de 200 mil metros quadrados, transformando as salinas num espaço de atração turística e ambiental, com cinturão verde, percursos pedonais, zonas de lazer e de turismo de bem-estar.
Inicialmente orçado em cerca de 350 mil euros, o financiamento do Grão-Ducado do Luxemburgo ultrapassa actualmente um milhão de euros, cobrindo cerca de 30% do investimento global, estimado em mais de 300 mil contos.
Cláudio Mendonça explicou que o objectivo do encontro foi sensibilizar empresários e investidores para participarem na mobilização dos recursos financeiros ainda necessários.
"O projecto tem o seu retorno a longo prazo, na vida social, na vida económica e na vida ambiental da própria ilha. O valor sentimental, cultural, ambiental e social deste espaço não se consegue quantificar", afirmou.
Questionado sobre as garantias para os investidores, o autarca reconheceu que o retorno financeiro directo não será imediato, mas defendeu que a intervenção terá impactos positivos na sustentabilidade, contribuindo para mitigar problemas de cheias e drenagem de águas e criando condições para a instalação de pequenos negócios na zona.
Durante o encontro foram também sugeridas medidas para incentivar o investimento privado, como a criação de consórcios, uma eventual concessão do espaço e o recurso a linhas de crédito verde previstas na legislação.
O projecto integra-se num plano mais amplo de modernização urbana de Sal Rei, que inclui a praça recentemente concluída e a futura requalificação da orla marítima.
MGL/JMV
InForpress/Fim.
Partilhar