Beijing, 06 Jun (Inforpress) - O presidente chinês disse que os intercâmbios e a cooperação em educação entre a China e os EUA, um projecto para o futuro das relações bilaterais, ajudam a promover a compreensão e a amizade entre os dois povos.
Segundo a Xinhua, numa carta de resposta recente a Lamont Repollet, presidente da Universidade de Kean, nos Estados Unidos, Xi incentivou as universidades da China e dos Estados Unidos a fortalecerem os intercâmbios e a cooperação e a contribuírem para a amizade China-EUA.
Xi lembrou que, em 2006, testemunhou a cerimónia de assinatura da cooperação entre a China e os EUA para o estabelecimento da Universidade de Wenzhou-Kean.
“Graças aos esforços conjuntos de ambos os lados, a Universidade de Wenzhou-Kean alcançou resultados notáveis e se tornou um projecto de referência na cooperação educacional China-EUA, o que é muito gratificante”, observou o presidente chinês.
Ele apontou que os laços China-EUA estão relacionados ao bem-estar dos dois povos e ao futuro da humanidade.
Xi Jinping aplaudiu o compromisso de Repollet de aprofundar a cooperação com a Universidade de Wenzhou-Kean e encorajar os estudantes dos EUA a virem à China para intercâmbio e estudo.
Ele também pediu as universidades da China e dos Estados Unidos que reforcem os intercâmbios e a cooperação por várias maneiras e com jovens enviados que conhecem bem os dois países, construindo assim mais pontes para promover a amizade China-EUA.
Em Maio de 2006, sob os cuidados e a facilitação de Xi, então secretário do Comité Provincial de Zhejiang do Partido Comunista da China, a Universidade de Wenzhou e a Universidade de Kean assinaram formalmente um acordo para estabelecer conjuntamente a Universidade de Wenzhou-Kean.
Em 2014, com a aprovação do Ministério da Educação da China, a Universidade de Wenzhou-Kean foi oficialmente estabelecida. Actualmente, tem cerca de 4.500 alunos em programas de graduação, mestrado e doutorado, e mais de 3.300 obtiveram seus diplomas de graduação nos últimos oito anos.
Repollet enviou recentemente uma carta a Xi, expondo a situação e as conquistas da educação cooperativa e expressando a disposição de responder activamente à iniciativa de Xi, ajudar mais adolescentes americanos a irem à China para intercâmbios e estudos e promover a comunicação entre a geração mais jovem da China e dos Estados Unidos.
Inforpress/Xinhua
Fim
Partilhar