
Cidade da Praia, 31 Out (Inforpress) - O secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, afirmou hoje, na Praia, que a presença de Cabo Verde no Websummit 2025 representa um investimento estratégico do Governo na juventude e na afirmação do país como “hub” tecnológico atlântico.
Segundo adiantou o governante à imprensa, o programa “GoGlobal”, já levou mais de 500 jovens a grandes eventos internacionais e prepara agora a “maior delegação de sempre”, com quase 100 jovens participantes e 25 “startups”, entre residentes e membros da diáspora através de uma parceria com a União Europeia, no âmbito do programa Global Gateway.
O apoio Europeu, disse, garante um ‘stand’ maior, mais formação técnica e actividades antes, durante e depois da Websummit, como parte de um investimento conjunto do Estado de Cabo Verde e os seus parceiros internacionais.
O secretário de Estado destacou ainda as parcerias com a TESLA Venture Studio e a Venture Global Studio, que permitirão a Cabo Verde integrar redes internacionais de tecnologia e inovação, promovendo oportunidades de ligação com empresas de todo o mundo.
“Esta integração fortalece o ecossistema de inovação e cria oportunidades de startups globais”, frisou.
O secretário de Estado garantiu que o país investe em infra-estrutura tecnológicas de ponta, no Parque Tecnológico de Cabo Verde e em programas de formação digital, com o objectivo de preparar a juventude para os novos mercados e fortalecer a economia digital do país.
O governante revelou ainda que o Governo pretende trazer grandes eventos internacionais para Cabo Verde, e afiançou que o TechPark está preparado para os receber.
Pedro Lopes será orador no Websummit 2025, em Lisboa, no painel “Políticas públicas para ecossistemas de inovação”.
KF/SR//ZS
Inforpress/Fim
Partilhar