
Cidade da Praia, 11 Out (Inforpress) – O vice-presidente da Juventude para a Democracia (JpD), Ismael Teixeira, salientou hoje que a Universidade de Verão quer continuar a apostar na formação de jovens com pensamento crítico, a fim de terem uma participação política e social activa.
A sétima edição da Universidade de Verão da Juventude para a Democracia (JPD) prossegue este sábado, 11, no Hotel Vulcão em Ribeira Grande de Santiago (Cidade Velha) com sessões voltadas para a formação de jovens, incentivando a reflexão crítica sobre temas políticos, sociais e económicos do país.
O evento, segundo Ismael Teixeira, que acontece sob o lema “Liderar a Mudança e Inspirar Gerações”, reúne 50 jovens seleccionados entre mais de 300 candidaturas de todos os concelhos, com o objectivo de preparar os participantes para desempenharem papéis activos na vida cívica e política de Cabo Verde
Para a JpD, a Universidade de Verão tem sido um espaço “fundamental” para formar jovens com pensamento crítico, independentemente de serem militantes do partido ou da sociedade civil.
“É muito satisfatório, porque é um espaço aberto que não acolhe apenas jovens simpatizantes ou militantes do partido”, garantiu, augurando continuar a formar jovens com pensamento crítico, capazes de participar activamente na vida política e cívica, usando sua liberdade e consciência para contribuir para a nação.
Durante três dias, os participantes debatem e reflectem sobre temas actuais como inteligência artificial e legislação, liderança no século XXI, geopolítica global e o papel de Cabo Verde, emigração e diáspora jovem, economia azul 2.0, e violência e manipulação de políticas de género.
As actividades do segundo dia incluíram aulas com especialistas como Milton Paiva sobre geopolítica, o engenheiro e presidente dos Correios de Cabo Verde, Isidoro Gomes, sobre diáspora jovem, o deputado Paulo Veiga sobre economia azul e o psicólogo Nilson Mendes sobre violência política e género.
O evento encerra neste domingo, 12, com a primeira simulação parlamentar da Universidade de Verão, considerada o momento alto da edição, que permitirá aos jovens aplicar o conhecimento adquirido e consolidar a capacidade de análise crítica e liderança.
LT/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar