Cidade da Praia, 26 Mai (Inforpress) – O representante da Unicef em Cabo Verde considerou hoje a iniciativa de doar leite materno como um “gesto humano transformador”, ao entregar ao ministro da Saúde um conjunto de equipamentos para servir o Banco do Leite Materno.
David Matern, que falava na cerimónia da actividade realizada no Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN) para assinalar a Semana do Aleitamento Materno, afirmou tratar-se este de um acto que “convoca à ciência, à solidariedade e, sobretudo, à esperança”.
“Um gesto que se reconhece a generosidade de mulheres que, ao partilharem o seu leite, oferecem uma segunda oportunidade de vida a crianças prematuras, doentes ou em situação de risco”, sublinhou.
O representante da Unicef salientou que o leite humano é “muito mais do que alimento”, mas “um alimento vivo, rico em anticorpos, nutrientes e amor”, capaz de prevenir doenças e fortalecer o sistema imunitário.
Segundo David Matern, Cabo Verde tem sido exemplar na promoção do aleitamento materno seguro, atingindo a taxa de 71 por cento (%) de amamentação na primeira hora após o nascimento e de 92 % de amamentação no primeiro dia, apesar de nem todas as mães conseguirem amamentar de forma “imediata ou exclusiva”.
Nesses casos, enfatizou, os bancos de leite humano em Cabo Verde assumem um papel fundamental ao recolher, processar e distribuir com segurança leite doado.
Esta acção garante que cerca de 5 mil mães possam doar o seu leite de forma segura e que nenhuma criança prematura ou de baixo peso fique sem esta “fonte essencial” de protecção e cuidado, contribuindo para o cumprimento do ODS - 3 no que se refere à redução das mortalidades neonatal e infantil.
Neste âmbito, sublinhou que a Unicef procedeu à entrega oficial dos equipamentos e materiais destinados aos bancos de leite humano dos hospitais universitários Dr. Agostinho Neto e Baptista de Sousa e aos postos de colheita do leite materno, representando não só um contributo técnico, mas também um “compromisso firme” com a saúde e o direito à vida de todos os recém-nascidos.
“Neste contexto, é com particular apreço que destacamos a valiosa contribuição da cooperação brasileira, cuja parceria tem sido essencial para tornar o projecto de banco de leite humano uma realidade em Cabo Verde, o nosso sincero reconhecimento”, indicou.
A Unicef, finalizou, reconhece também o “esforço notável” do Ministério da Saúde neste processo, tendo reiterado o compromisso em continuar a apoiar o Governo na promoção da saúde e da nutrição nos primeiros mil dias de vida das crianças.
PC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar