Uni-CV: Especialistas nacionais e internacionais debatem questões de aplicabilidade da Matemática

Inicio | Sociedade
Uni-CV: Especialistas nacionais e internacionais debatem questões de aplicabilidade da Matemática
02/09/24 - 05:49 pm

Cidade da Praia, 02 Set (Inforpress) –  A Universidade de Cabo Verde arrancou hoje, na cidade da Praia, a quinta edição dos Dias Internacionais de Matemática de Cabo Verde (CVIM'2024), onde especialistas de vários países vão debater temas actuais e alinhar questões de investigação.

De acordo com a pró-reitora da para as Áreas de Investigação e Formação Avançada, Sónia Semedo, esta quinta edição visa a promoção de um intercâmbio de conhecimento e discussão na área da Matemática, analisar pontos de vista e incentivar estudantes para esta área. 

Frisou que a conferência é um sítio de networking, onde se pode engajar com outros investigadores e discutir temas com base nas investigações.

“Nesta conferência vamos falar desta área focada na questão da modelagem, a simulação, questões mais puras de perceber os modelos, assim como também questões de aplicabilidade, onde é que a Matemática está a ser utilizada para o benefício da sociedade”, explicou esta especialista.

Sónia Semedo sublinhou ainda que grande parte das inovações tecnológicas que há hoje é graças a Matemática, pelo que recomenda a redefinir a estratégia, e começar desde cedo a inspirar os estudantes a perder o receio da disciplina.

“A nossa ideia é que no futuro próximo, além dos investigadores já consolidados com professores e doutores, também possamos incentivar e cativar, por exemplo, os nossos estudantes de mestrado, de doutoramento a também submeter trabalhos e apresentar nesta conferência”, disse.

Durante o evento vão ser discutidos temas como a Optimização e Análise Variacional, Teoria de Sistemas Matemáticos, Equações Diferenciais, Controlo Não Linear, Modelagem Matemática, Teoria de Matrizes, Cálculo Fracional, Aprendizagem de Máquina e Educação Matemática.

Esta edição reúne especialistas de Cabo Verde, de Portugal, dos Estados Unidos, do Brasil, de Angola, da África do Sul e da Sérvia.

OS/CP

Inforpress/Fim

Partilhar