Cidade da Praia, 14 Set (Inforpress) – A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) assina esta segunda-feira, 15, um protocolo de cooperação com a FICASE e o Ministério da Educação visando reforçar a licenciatura em Educação de Infância no país.
O protocolo, com vigência entre 2025 e 2029, tem por objectivo formar profissionais qualificados para a Educação Pré-Escolar, incluindo monitores de infância e profissionais de áreas afins, com especial atenção à inclusão social de estudantes oriundos de contextos vulneráveis.
Define que a Uni-CV será responsável pela qualidade do curso, acompanhamento académico dos estudantes e substituição de eventuais desistências.
Da parte do Ministério da Educação e da Fundação Cabo-verdiana de Acção Social e Escolar (FICASE) fica a responsabilidade de transferência de recursos financeiros, beneficiando até 120 estudantes por ano lectivo, com comparticipação de 60 por cento (%) das propinas.
A iniciativa, conforme uma nota de imprensa da universidade pública, integra-se na Componente I – Educação Pré-escolar universal, inclusiva e de qualidade, Medida 2: Qualidade das aprendizagens, do Programa de Apoio à Reforma Educativa Prioritária em Cabo Verde (PAREP-CV).
O acto terá lugar na sala do Consu da Uni-CV, na cidade da Praia, e contará com as presenças do reitor, Arlindo Barreto, do director Geral do Ministério da Educação, Wilson Moreno, e do presidente da FICASE, Adilson Freire.
ET/HF
Inforpress/Fim
Partilhar