Cidade da Praia, 04 Set (Inforpress) - A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) programou para dias 04 e 05 de Dezembro, na cidade da Praia, o III Congresso Cabo-verdiano de Educação Inclusiva para reflectir sobre percursos, desafios e perspectivas da inclusão no país.
De acordo com a organização, o encontro tem como tema “50 anos de independência e educação inclusiva: percurso, desafios e perspectivas futuras”, e será realizado em parceria com o Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (Portugal).
A iniciativa enquadra-se nas comemorações de meio século de independência e no caminho trilhado pelo país rumo a uma educação inclusiva, com políticas alinhadas com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que ambiciona “não deixar ninguém para trás”.
O congresso propõe facilitar a partilha, o debate, a reflexão e a disseminação de uma “educação inclusiva integral, universal, equitativa e sustentável”, acolhendo troca de experiências e debate, investigação científica e formação avançada.
Pretende-se, também, o estabelecimento de redes de colaboração nacional e internacional, políticas e práticas que defendem o direito à inclusão na escola, família e comunidade ao longo da vida.
Os destinatários incluem dirigentes de ONG ligadas à deficiência, educadores, investigadores/docentes, pais e encarregados de educação, pessoas com deficiências ou necessidades específicas, professores e técnicos de diversas áreas.
A organização apela à participação para se continuar a desafiar os caminhos da educação inclusiva em Cabo Verde.
KF/LC//AA
Inforpress/Fim
Partilhar