Terceiro Cartório Notarial da Praia inaugurado em Achada São Filipe para aproximar serviços aos cidadãos e empresas

Inicio | Sociedade
Terceiro Cartório Notarial da Praia inaugurado em Achada São Filipe para aproximar serviços aos cidadãos e empresas
13/03/26 - 04:17 pm

Cidade da Praia, 13 Mar (Inforpress) – O terceiro Cartório Notarial da Praia foi inaugurado hoje em Achada São Filipe pelo Ministério da Justiça, para reforçar a prestação dos serviços dos registos, notariado e identificação e aproximá-los dos cidadãos e das empresas.

Ao presidir ao evento, a ministra da tutela, Joana Rosa, sublinhou que o Ministério da Justiça tem estado a trabalhar para garantir maior proximidade entre os serviços públicos e os cidadãos.

“O Ministério da Justiça tem estado sempre a trabalhar para aproximar os serviços dos cidadãos. Os registos e notariado, como sabem, têm uma importância fundamental na nossa vida, na vida de todos nós, na vida das empresas e na vida do país”, realçou.

Para a ministra, a instalação do novo cartório em Achada de São Filipe representa um “ganho importante” para a dinâmica do bairro, que, conforme assinalou, tem registado crescimento e concentrado vários serviços, como bancos, seguradoras e imobiliárias, instituições que frequentemente necessitam de serviços notariais.

Entre os serviços que passam a estar disponíveis à população estão a autenticação de documentos, escrituras de compra e venda e outros actos notariais considerados essenciais para cidadãos e empresas.

“E, portanto, são serviços importantes que vamos colocar à disposição da população de Achada São Filipe, um bairro importante da cidade da Praia. Nós tivemos também o cuidado de colocar aqui neste cartório uma equipa jovem, mas competente”, salientou, assegurando que isso vai ajudar na prestação de serviços mais rápidos.

Durante a sua intervenção, Joana Rosa apelou a uma mudança na forma de atendimento nos serviços de registos e notariado, defendendo maior proximidade entre os profissionais e os utentes.

“Os conservadores e notários têm de estar no ‘front office’, a acompanhar e ajudar a resolver as demandas da população. Somos servidores públicos e a nossa razão de ser é a prestação de serviços aos cidadãos”, lembrou.

Joana Rosa defendeu ainda a necessidade de melhorar o atendimento, garantindo dignidade, confidencialidade e maior eficiência nos serviços, de modo a evitar demoras ou deslocações desnecessárias por parte dos utentes.

Segundo revelou, o plano do Governo prevê o reforço da rede de cartórios na capital, estando prevista para breve, a abertura do quarto cartório, que ficará sediado em Palmarejo.

ET/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar