Terceira edição do Master Cordas homenageia Ano Nobo e terá convidados internacionais

Inicio | Cultura
Terceira edição do Master Cordas homenageia Ano Nobo e terá convidados internacionais
17/06/25 - 03:27 pm

Cidade da Praia, 17 Jun (Inforpress) – A organização da terceira edição do Master Cordas, evento dedicado exclusivamente aos instrumentos de corda, promete encantar o público praiense com uma programação composta por talentos nacionais e internacionais e homenagem ao compositor, Ano Nobo.

O concerto acontece às 21:00 da próxima sexta-feira, 27, no Auditório Nacional, na cidade da Praia, juntando no mesmo palco, Manel di Candinho, Bau, Mestre Curica do Brasil e Tiago Oliveira de Portugal.

Em declarações à Inforpress, o director artístico do Master Cordas, Manel di Candinho, explicou que o evento celebra o violão e outros instrumentos de corda, reunindo mestres e instrumentistas.

A cada edição, o Master Cordas presta homenagem a figuras marcantes na história da música ligada aos instrumentos de cordas, tendo sido homenageados nas edições anteriores, o professor Djik, e Bettencourt ou professor Pipita.

“Este ano homenageamos Ano Nobo, de São Domingos, todos eles foram professores de música e influenciaram a criação de novos instrumentistas”, disse, realçando este artista como um dos maiores compositores de Cabo Verde, com quase 500 obras.

Segundo Manel di Candinho, a iniciativa busca valorizar o violão, considerado um dos instrumentos mais importantes e essencial para a música cabo-verdiana.

“É um instrumento que entra em todos os géneros musicais e, em Cabo Verde, é muito importante, porque sem o violão não tínhamos a morna e serenata só é possível com violão”, sustentou, afirmando que a intenção é preservá-lo para que seja sentido como o rei dos instrumentos.

“Então, para isso, pensamos anualmente fazer as pessoas verem o quanto são interessantes as sonoridades saídas de um violão, por exemplo”, completou.

O espectáculo terá duração entre duas horas e meia a três horas e contará com momentos de apresentação de um grupo coral que vai interpretar as composições do Ano Nobo, além da participação dos pupilos do homenageado.

Os bilhetes para o Master Cordas custam 1.500 escudos e estão disponíveis em vários pontos de venda físicos e nas plataformas digitais.

ET/HF

Inforpress/Fim

Partilhar