Porto Inglês, 15 Set (Inforpress) – A taxa de inflação fixou-se em 2,1 por cento (%) no mês de Agosto de 2025, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE) que indica, igualmente, uma variação homóloga de 2,8% e acumulada de 2,4%.
De acordo com os dados divulgados, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma taxa de variação mensal de 0,2%, valor inferior em 0,7 pontos percentuais (p.p.) face ao observado em Julho.
O INE avança ainda que a taxa de variação homóloga, que compara Agosto de 2025 com o mesmo mês do ano anterior, foi de 2,8%, representando uma ligeira subida de 0,1 p.p. em relação ao mês anterior.
Por sua vez, a taxa de variação acumulada situou-se em 2,4%, ou seja, mais 1,4 p.p. que no período homólogo de 2024, sinalizando maior intensidade do movimento dos preços ao longo do presente ano.
Já a variação média dos últimos 12 meses foi estimada em 2,1%, registando-se igualmente uma subida de 0,2 pontos percentuais em relação ao mês anterior.
O indicador de inflação subjacente, que exclui energia e bens alimentares não transformados, considerados de maior volatilidade, assinalou, em Agosto, uma variação homóloga de 3,2%, mais 0,1 pontos percentuais do que em Julho de 2025.
Segundo o INE, a análise das diferentes taxas de variação permite acompanhar tanto as flutuações de curto prazo, influenciadas por factores sazonais, como a tendência mais estruturada da evolução dos preços no país.
RL/HF
Inforpress/Fim
Partilhar