Tarrafal, 21 Mai (Inforpress) - A Associação Cabo Verde Sports Festival de França promove, a partir de hoje e durante cinco dias, o campo de basquetebol, no município do Tarrafal, seguido de um torneio de basquetebol a nível dos sub -18.
Em declarações à imprensa, Andreia Levy, fundadora da Associação Hello Cabo-Verde e Cabo-Verde Sports Festival, explicou que o objectivo deste evento é reunir os vários talentos e praticantes de basquetebol a nível do país para a identificação de grandes talentos.
A intenção, assevera, é fazer com que os atletas tenham a oportunidade de mostrarem os seus talentos nas grandes competições internacionais.
Andreia Levy disse que os jogadores de Cabo Verde são o futuro do país, razão pela qual a organização do evento quer oferecer a esses jovens algumas oportunidades.
“Falei com alguns amigos meus que são antigos jogadores, campeões do mundo, personalidades na área do desporto, turismo e de educação porque é um evento educativo, turístico e desportivo, para fazer a primeira edição de Cabo Verde Sports Festival, com objectivo de identificar jovens talentos de Cabo Verde para que possam ter uma oportunidade”, disse a fundadora da Associação.
Enumerou figuras do mundo desportivo como Almamy Soumah de Build Your Game, que vai fazer um campo juntamente com os treinadores de Cabo Verde, o selecionador nacional, Emanuel Trovoada (Coach Mané), como alguns dos integrantes dos projetos a serem implementados, bem como Aline, capitã da selecção feminina de basquetebol.
Segundo a mesma fonte, no final do Basquetebol Camp vai ser realizado um torneio que reunirá as melhores equipas, com a presença do fundador e director do “Quai 54” , enquanto MVP do torneio vai ganhar dois prémios.
Andreia explica que Quai 54 é o maior torneio de street basquetebol no mundo, em parceria com astro do basquetebol mundial, Jordan, afirmado anualmente os amantes de basquetebol almejam estar neste evento que tem jogadores do NBA (EUA), do Real Madrid (Espanha) e de várias outras ligas.
A responsável afirmou que este evento “não pode parar”, alegando que existem talentos e que pretendem ter uma próxima geração "forte e com mais oportunidades" para poderem singrar nos melhores clubes.
Por sua vez, Almani Suma, coach com mais de 30 anos, disse que nesta sua primeira passagem por Cabo Verde está a ser uma "experiência maravilhosa".
“É uma óptima experiência porque no final das contas é uma troca. Tive que contar com todos os treinadores. Vim em nome de El Octavo Verde para o festival desportivo. Eles me pediram para vir e administrar um acampamento de basquetebol e compartilhar como trabalho com os treinadores daqui. Isso é o que tenho feito com as crianças, meninas e meninos dos 13 aos 18 anos”, referiu.
A informação que tenho, asseverou, é que na ilha da Boa Vista e no município do Tarrafal existem "bons jogadores", reforçando que estes deveriam tentar a sorte, pois caso detectem alguns talentos, estão abertas as portas para o acampamento ou no torneio na França.
Esta associação já tem quinze anos a organizar e realizar actividades desportivas.
VF/MC|JMV
Inforpress/fim
Partilhar