Tarrafal recebe Campeonato Nacional de Voleibol Feminino (c/áudio)

Inicio | Desporto
Tarrafal recebe Campeonato Nacional de Voleibol Feminino (c/áudio)
26/08/25 - 07:19 pm

Tarrafal, 26 Ago (Inforpress) – O município do Tarrafal acolhe de 27 a 31 de Agosto o Campeonato Nacional de Voleibol Feminino, com a participação de seis equipas de diversas regiões desportivas.

A abertura, inicialmente prevista para hoje, foi adiada para o dia 27, devido a alterações na chegada das equipas, Paulense, de Santo Antão, e Fonte Francês, de São Vicente.

Em declarações à Inforpress, Luciano Faria, da Federação Cabo-verdiana de Voleibol, avançou que a expectativa é que a competição movimente o município do Tarrafal, na região de Santiago Norte, com o ajuste entre actividades desportivas e culturais.

A competição contará com seis equipas participantes, nomeadamente, nomeadamente, Paulense (Santo Antão), Desportivo Fonte Francês (São Vicente), Volley Clube Espargos (Sal), Graciosa, a equipa anfitriã, do Tarrafal (Santiago Norte), ABC (campeã em título de Santiago Sul), e Inter Clube da Praia, representante de Santiago Sul.

A fase de grupos será dividida em dois grupos (A e B), com jogos todos contra todos e as duas melhores equipas de cada grupo avançam às meias-finais, cujas partidas estão agendadas para o dia 30 de Agosto, e a grande final será realizada a 31 do mesmo mês

 Segundo a organização, o objectivo é aproveitar o evento para promover actividades paralelas, incluindo acções culturais, num intercâmbio com a comunidade local.

Está prevista uma cerimónia de abertura diferenciada, que começará na cidade do Tarrafal e seguirá até o Pavilhão em Chão Bom, para promover uma integração entre o desporto e a cultura regional.

O espaço do pavilhão foi avaliado e confirmado como “adequado” para a realização da competição, e todas as equipas já estão alojadas no município, o que segundo a organização garante “boas condições logísticas para o evento”.

A mesma fonte ressaltou que além do aspecto competitivo, o campeonato visa fortalecer o voleibol na região de Santiago Norte.

O evento vai contar com a participação de todas as associações regionais de voleibol, que, segundo os promotores, vão ter papéis importantes na organização e na realização de formações ligadas ao desporto, saúde e gestão desportiva.

Faria destacou ainda que no decorrer do campeonato, vão decorrer os treinos de uma dupla sub-18 feminina, que vão para a Gâmbia, cujos treinos vão ser orientados pelo treinador da selecção nacional de voleibol.

 “Queremos fortalecer o voleibol em Santiago Norte, criar oportunidades de crescimento e deixar uma herança positiva para o futuro da modalidade na região”, afirmou.

A expectativa é de que o campeonato não só seja um sucesso desportivo, mas também uma oportunidade de promover a cultura, o intercâmbio e o desenvolvimento social na região de Santiago Norte, especificamente no Tarrafal.

MC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar